VOLTAR
  • Variedades

Santo André inicia vacinação da 3ª dose contra Covid em idosos

Munícipe de 91 anos foi a primeira pessoa a receber dose adicional na cidade; imunização em formato drive-thru começa neste sábado

  • Terceira dose visa alcançar todas as pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos seis meses.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 03/09/2021
  • Compartilhar:

Munícipe de 91 anos foi a primeira pessoa a receber dose adicional na cidade; imunização em formato drive-thru começa neste sábado

Moradora de 91 anos foi a primeira pessoa a receber dose adicional na cidade; imunização em formato drive-thru começa neste sábado. Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (03/09) mais uma etapa da campanha da vacinação contra Covid-19 foi antecipada, com o início da imunização suplementar em idosos com mais de 90 anos acamados, além dos que residem em instituições de longa permanência.

Moradora do Jardim Las Vegas, Fortunata Maria de Souza, de 91 anos, recebeu a primeira dose da vacina Coronavac em fevereiro, a segunda dose em março, e foi a primeira a receber o reforço da vacina contra Covid-19 no município. Com quadro de Alzheimer, a idosa é acamada e desde março é acompanhada pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

O aposentado Josué Souza, de 62 anos, acompanhou a vacinação da mãe e está aliviado com o reforço da vacina. “Agora estou com mais segurança. Minha mãe enfrenta dificuldade para andar, tem Alzheimer e dorme à base de remédio. Estamos tomando o máximo de cuidado. Agora estou na expectativa da minha terceira dose também, estou na esperança de, até o final do ano, estarmos livres desse vírus”, comentou.

Segundo o secretário de Saúde, Márcio Chaves Pires, a população tem correspondido, está consciente e entendendo o chamado das autoridades sanitárias sobre a necessidade de se vacinar. “Nós vamos iniciar o suplemento da vacina com a população acima de 90 anos que estão em instituição de longa permanência, vamos aplicar para todos os acamados e, imediatamente, assim que recebermos novas doses, vamos dar sequência à aplicação de terceira dose acima de 70 anos. O município vai vacinar agora algo em torno de 4 mil pessoas”, explicou.

Idosos com mais de 90 anos que não estão acamados ou morando em instituição de longa permanência também serão vacinados. A imunização terá início neste sábado (4) e será em formato drive-thru. É necessário realizar agendamento no site psa.santoandre.br/vacinacovid, que indicará data, horário e locais disponíveis.

Podem receber a dose adicional munícipes que foram imunizados há mais de seis meses e estão com o quadro vacinal completo. No dia da vacinação é preciso levar documento de identidade e comprovante de recebimento das primeiras doses.

“Iniciamos hoje o reforço da imunização dos idosos acima de 90 anos acamados ou que estão internados em clínicas de longa permanência. Um público importante e que faz parte deste avanço na cobertura vacinal da nossa cidade. Já aplicamos cerca de 855 mil doses e temos 53% da população adulta completamente protegida, com dose única, primeira e segunda doses”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Com 854.897 doses aplicadas, a cidade já vacinou 100% da população adulta com pelo menos uma dose do imunizante e 53% da população adulta já está com o esquema vacinal completo. O avanço na vacinação refletiu na diminuição das internações decorrentes de complicações da doença. Atualmente a taxa geral de ocupação de leitos sob gestão municipal é de 13%.

O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a Influenza conjuntamente. A pasta orienta que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a Covid-19. Especialistas recomendam um intervalo de pelo menos 14 dias entre a imunização contra coronavírus e a vacina contra a gripe. Pessoas infectadas com a Covid-19 ou que receberam alta há menos de 28 dias não poderão tomar a vacina contra a Influenza.

Adolescentes 

Nesta sexta-feira a Prefeitura também disponibilizou o agendamento da vacina para adolescentes com idade entre 12 e 14 anos sem comorbidades. A vacinação será realizada a partir deste domingo (5) e ocorrerá mediante agendamento, disponível no site psa.santoandre.br/vacinacovid.

Também está aberto o agendamento de segunda dose para munícipes com mais de 18 anos que receberam a primeira dose da Coronavac.

No dia da vacinação é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. Além desses documentos, pessoas que receberão a segunda dose precisam apresentar comprovante de recebimento da primeira dose.

O município continua avançando na imunização com primeira e segunda dose e, em paralelo, nesta sexta-feira começou a aplicar dose adicional da vacina em idosos com mais de 90 anos.

Para garantir comodidade, segurança e conforto, o município se mantém estruturado com sete pontos drive-thru e nove unidades de saúde estrategicamente posicionadas para a vacinação do público-alvo.

Nesta sexta-feira a Prefeitura também disponibilizou o agendamento da vacina para adolescentes com idade entre 12 e 14 anos sem comorbidades. Foto: Divulgação