VOLTAR
  • Esporte
  • Santo André

Santo André homenageia Pelé com monumento no Parque Ipiranguinha

Estátua do Pelé  foi instalada em frente ao local onde o jogador fez seu primeiro gol como profissional

  • Estátua do Pelé  foi instalada em frente ao local onde o jogador fez seu primeiro gol como profissional.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 04/04/2024
  • Compartilhar:

Estátua do Pelé  foi instalada em frente ao local onde o jogador fez seu primeiro gol como profissional

Pelé

Santo André homenageia Pelé com monumento no Parque Ipiranguinha. Foto: Divulgação

Maior jogador de futebol de todos os tempos, o Rei Pelé ganhou nesta quinta-feira (04/04) um monumento em sua homenagem no Parque Antônio Fláquer (Ipiranguinha), em Santo André, cidade onde o atleta marcou seu primeiro gol como profissional.

A cerimônia de inauguração da estátua contou com a presença do prefeito Paulo Serra, do secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli, entre outras autoridades e os ex-jogadores e companheiros de Pelé, Pepe e Mané Maria.

O monumento foi confeccionado pelos artistas plásticos Fabiano Lopes e Marilda Dib, com resina e pó de mármore. Pesa 170 quilos e possui 2,73 metros de altura, incluindo a base. Foi instalada no parque de uma forma que o Rei do Futebol olhe para o campo onde fez o primeiro gol, no dia 7 de setembro de 1956, data em que o Santos realizou amistoso contra o Corinthians de Santo André, no estádio Américo Guazzelli, situado no quarteirão à frente.

Estátua do Pelé

Estátua do Pelé  foi instalada em frente ao local onde o jogador fez seu primeiro gol como profissional.Foto: Divulgação

Na ocasião, o time do litoral goleou por 7 a 1. Ao substituir o craque Del Vecchio, o então menino apelidado de “Gasolina” deixou sua marca aos 34 minutos do segundo tempo. O goleiro Zaluar, do time andreense, não poderia imaginar que entraria para a história por sofrer o primeiro gol do insuperável Pelé. Zaluar faleceu em 1995.

“Santo André entra definitivamente na rota do futebol, já que temos o primeiro campo do país com medidas oficiais, em Paranapiacaba, e agora esta justa homenagem ao maior atleta de todos os tempos. Pelé foi o mais completo em qualquer modalidade, parou guerras, trouxe muitas glórias para o Brasil”, disse o prefeito Paulo Serra.

“Este é um registro importante da história e agora está no coração dos andreenses. Pelé passou por Santo André, deixou sua marca e está eternizado”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

História

Cidadão mineiro de Três Corações, Edson Arantes do Nascimento nasceu no dia 23 de outubro de 1940, filho do jogador João Ramos do Nascimento, o Dondinho, e Celeste Arantes.

Da vida pobre como engraxate em Bauru, interior de São Paulo, à consagração no futebol foram 15 anos, quando iniciou a carreira profissional no Santos. Em toda a vida defendeu somente dois clubes: o Santos, de 1956 a 1974; e o New York Cosmos, de 1975 a 1977. Como jogador ganhou três Copas do Mundo: 1958, 1962 e 1970, marcando gols e distribuindo assistências.

Durante toda a carreira Pelé atuou em 1.363 jogos (oficiais e amistosos) e marcou 1.283 gols, um recorde mundial, e ainda recebendo sete Bolas de Ouro. Mas não faltaram prêmios individuais ao longo da vida: Rei do Futebol; Atleta do Século; Sir-Cavaleiro Honorário do Império Britânico (concedido pela Rainha Elizabeth II em 1997); Cidadão do Mundo pela ONU; Embaixador da Boa Vontade pela Unesco.

Após a aposentadoria, o Rei se enveredou por diversos caminhos: garoto-propaganda de marcas famosas; ator de novelas; comentarista esportivo e até ministro do Esporte no governo Fernando Henrique Cardoso. Foi durante a sua gestão no Ministério que foi idealizada a Lei Pelé ou Lei do Passe Livre, de 24 de março de 1998.

Pelé faleceu às 15h27 do dia 29 de dezembro de 2022 no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência de falência múltipla de órgãos por conta de um câncer no cólon descoberto em setembro de 2021. Foi sepultado no cemitério vertical Memorial Necrópole Ecumênico, em Santos. Deixou a esposa Márcia Aoki, os filhos Edinho e Sandra, e mais seis netos.