Santo André amplia renovação de frota e entrega 11 novos ônibus

Mais visitadas

Veículos zero-quilômetro vão atender linha I-02, operada pela Viação Guaianazes, que integra o Consórcio União Santo André

ônibus zero-quilômetro vão atender linha I-02, operada pela Viação Guaianazes, que integra o Consórcio União Santo André. Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima

 

A Prefeitura de Santo André entregou 11 ônibus zero-quilômetro nesta quinta-feira (25/06), que vão atender a linha I-02 (Cidade São Jorge / Jardim Ana Maria), hoje operada pela Viação Guaianazes, que integra o Consórcio União Santo André. Os 11 novos veículos, já emplacados e prontos para operação, possuem elevadores em uma porta exclusiva para embarque e desembarque de pessoas com deficiência.

“Além da quantidade de ônibus novos que já dispomos, dentro do programa permanente de modernização do transporte público que realizamos, ganhar este reforço neste momento tem um significado ainda mais importante. São ônibus zero-quilômetro com o que há de melhor em ergonomia e conforto para o usuário”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Os ônibus saíram de fábrica com a nova identidade visual utilizada no transporte coletivo municipal, que foi definida pela SATrans, em conjunto com as empresas que integram o Consórcio União Santo André, incluindo a Viação Guaianazes. O layout é inspirado em obras geométricas de Luiz Sacilotto, pintor, desenhista e escultor andreense adepto do abstracionismo.

Os novos veículos, com carroceria Caio Apache Vip IV e chassi Mercedes-Benz OF 1721, são equipados com sistema multiplex, que identifica possíveis falhas na parte operacional e elétrica do veículo, luz de condução diurna (DLR) conjugada com a ignição e tomadas USB para recarga de dispositivos móveis.

“Estes ônibus estão sendo entregues em um momento em que a frota está sendo reposta, em meio à retomada gradual e segura da economia, por meio da operação Comércio Responsável. Hoje estamos transportando 31% dos passageiros que transportávamos no mesmo período e ofertando o dobro de frota. Quando tudo isso passar, os usuários do transporte público vão encontrar uma frota ainda mais moderna”, completou o prefeito Paulo Serra.

Renovação de frota

No ano passado, Santo André ganhou 62 ônibus zero-quilômetro, todos com equipamentos de acessibilidade, sendo 35 do Consórcio União Santo André, beneficiando usuários das linhas T-15 (Hospital Mário Covas / Estação de Santo André), T-17 (Jardim Alvorada / UniABC), T-29 (Vila Suíça / Estação de Santo André) e I-03 (Jardim Bom Pastor / Parque Capuava).

Outros 27 veículos novos foram entregues pela empresa Suzantur, atendendo a linha TR-101 (Terminal Vila Luzita / Estação de Santo André) e várias linhas alimentadoras do Terminal Vila Luzita (Represa, Clube de Campo, Jardim Guarará, CDHU, Vila João Ramalho, Jardim Cipreste e Sítio dos Vianas).

Além dos 62 ônibus novos, Santo André ganhou outros 12 veículos seminovos em 2019 para atender a linha B-63 (Jardim Alvorada / Vila Palmares), todos da Viação Vaz, que integra o Consórcio União Santo André.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações