VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto recebe Prêmio Destaque

 Premiação da Associação Brasileira de Críticos de Arte será entregue no dia 28 de maio, em São Paulo     O Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto foi o vencedor do Prêmio Destaque 2018 da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). O anúncio foi feito após a assembleia de apuração do processo de votação […]

  • Exposições do Paço Municipal de Santo André, podem ser feitas até o dia 13 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
    Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 07/05/2019
  • Compartilhar:

 Premiação da Associação Brasileira de Críticos de Arte será entregue no dia 28 de maio, em São Paulo

 

Luiz Sacilotto

Exposições do Paço Municipal de Santo André, podem ser feitas até o dia 13 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

 

O Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto foi o vencedor do Prêmio Destaque 2018 da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). O anúncio foi feito após a assembleia de apuração do processo de votação nacional do Prêmio ABCA, realizada no último dia 30 de abril, no Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE).

A ABCA destaca críticos, artistas, pesquisadores, curadores, personalidades que apoiam as artes, bem como exposições publicações e instituições atuantes no cenário nacional das artes visuais. Em 2019, além do Salão de Santo André, receberão o Prêmio Destaque 2018 o crítico de arte Guilherme Wisnik e o guia cultural Mapa das Artes. A cerimônia de entrega dos troféus, criados pela artista Maria Bonomi, será realizada no dia 28 de maio, às 19h, no auditório do Sesc Vila Mariana, em São Paulo.

Para Reinaldo Botelho, responsável pelo salão e pela Casa do Olhar Luiz Sacilotto, o prêmio é um reconhecimento de um trabalho de 51 anos praticamente ininterruptos do salão por uma associação de críticos de arte nacional. “É muito bom estar junto de outras instituições e pessoas que também foram premiadas, como é o caso do MASP (Museu de Arte de São Paulo) e do Instituto Tomie Ohtake, e de Claudia Andujar e Sandra Cinto. Isto demonstra que nosso trabalho está no caminho certo”, disse.

Um dos jurados do 47º salão, o filósofo Cauê Alves, professor e atual curador geral do MuBE (Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia), também integra a ABCA. Para ele, a premiação é um justo reconhecimento pela importância do salão. “Desde sua criação, em plena ditadura militar, o Salão de Arte Contemporânea de Santo André cumpre um papel para artistas em início de carreira. Além de ser uma exposição, o salão ajuda a formar o acervo da cidade, através dos prêmios aquisição e estímulo”, afirmou.

O Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, que neste ano chegou à sua 47ª edição, é um dos mais tradicionais em todo o Brasil e reúne a cada ano trabalhos das artes visuais contemporâneas. O salão é uma realização da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura.

As visitas ao salão, no Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André, podem ser feitas até o dia 13 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. O endereço é Praça IV Centenário, s/n, Centro. Entrada franca.