VOLTAR
  • Variedades

Saiba como conseguir fisioterapia, nutrição, psicologia e assistência jurídica grátis

Faculdade Anhanguera disponibiliza atendimentos nas clínicas-escola de São Bernardo, onde também é possível conseguir análises clinicas de graça

  • Prefeitura de Mauá abre processo seletivo para contratação de médicos.
    Foto: Reprodução
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 11/09/2022
  • Compartilhar:

Faculdade Anhanguera disponibiliza atendimentos nas clínicas-escola de São Bernardo, onde também é possível conseguir análises clinicas de graça

profissionais da saúde

Faculdade Anhanguera disponibiliza atendimento em suas clínicas-escola nas áreas de análises clínicas, fisioterapia, nutrição e psicologia. Foto: Freepik

Com a crise econômica e social no país, muitas famílias precisaram cortar gastos para garantir o básico com alimentação e moradia. Por isso, cortes com saúde particular, lazer e atividade física tornaram-se comuns nos lares brasileiros.

Para amenizar o problema e garantir assistência à população, a Faculdade Anhanguera disponibiliza atendimento em suas clínicas-escola nas áreas de análises clínicas, fisioterapia, nutrição e psicologia (mediante o pagamento de um valor social) e assistência jurídica (gratuita) no campus de São Bernardo.

Os atendimentos são realizados por alunos e estagiários, de forma presencial, e supervisionados por professores e profissionais titulados. Assim, a Anhanguera apoia a comunidade e incentiva a prática profissional no âmbito da educação de qualidade.

Confira detalhes de todos os serviços oferecidos:

NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS

O que é oferecido: atendimento gratuito em causas cíveis e penais.

Quem pode participar: para ser elegível ao atendimento, os interessados devem obrigatoriamente possuir renda de até três (03) salários-mínimos, e não podem ser proprietários de bens móveis (carros e aplicações financeiras, por exemplo) ou imóveis (residência) – critérios semelhantes aos utilizados pelas Defensorias Públicas espalhadas pelo Brasil.

Quando: atendimento às terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 21h.

Inscrições: o agendamento é feito diretamente na recepção da clínica, durante o horário de funcionamento.

Onde: atendimento presencial, na Rua Atlântica, 731, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo/SP.

Os alunos de Direito realizam atendimento com apoio dos professores. São realizados, em média, 15 atendimentos diários e 20 causas por mês.

LABORATÓRIO ESCOLA DE ANÁLISES CLÍNICAS

O que é oferecido: exames de análises clínicas: determinação da glicemia; análise dos perfis hepático e renal; exame de urina Tipo I; parasitológico de fezes; PSA e Papanicolau.

Quem pode participar: público em geral de todas as faixas etárias.

Quando: atendimento de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h.

Inscrições: o agendamento é feito diretamente na recepção da clínica, durante o horário de funcionamento.

Onde: atendimento presencial, na Avenida Dr. Rudge Ramos, 1501.

Os estagiários realizam os atendimentos sob supervisão dos supervisores de estágio, contemplando algumas competências obrigatórias ao estagiário em Análises Clínicas (Patologia Clínica), além da possibilidade de uma segunda habilitação dentre as 31 reconhecidas pelo Conselho. São realizados cerca de 50 procedimentos por mês.

 

CLÍNICA DE FISIOTERAPIA

O que é oferecido: fisioterapia ortopédica, fisioterapia neurológica, fisioterapia cardiorrespiratória e fisioterapia pélvica; além de hidroterapia (seguindo os seguintes critérios que são obrigatórios para as sessões: exame médico e uso de touca e roupa de banho).

Quem pode participar: público em geral de todas as faixas etárias. A equipe realiza uma triagem, buscando identificar os usuários e obter informações sobre as queixas para posterior encaminhamento aos atendimentos clínicos. Nesta etapa, serão feitos alguns testes para identificarmos qual a especialidade a ser atendida, as devidas explicações sobre o funcionamento da clínica e apresentação de horários para os atendimentos.

Quando: atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Inscrições: o agendamento é feito pelo WhatsApp (011) 4362-9037, ou diretamente na recepção da clínica, durante o horário de funcionamento.

Onde: atendimento presencial, na Avenida Dr. Rudge Ramos, 1501.

Os estagiários realizam os atendimentos sob supervisão dos supervisores de estágio, contemplando algumas competências obrigatórias ao estagiário, para os anos finais da faculdade. São realizados, em média, 25 atendimentos diariamente.

CLÍNICA DE NUTRIÇÃO

O que é oferecido: avaliação nutricional, exame de bioimpedância (BIA – avaliação da composição corporal), orientação nutricional, elaboração de plano alimentar e reeducação alimentar.

Quem pode participar: público em geral de todas as faixas etárias.

Quando: atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h.

Inscrições: o agendamento é feito por meio deste formulário online ou pelo telefone (11) 4362-9037.

Onde: atendimento presencial, no endereço Avenida Dr. Rudge Ramos, 1501.

Os atendimentos são realizados por alunos do último semestre e supervisionados por um nutricionista monitor de estágio, sob coordenação de um professor responsável. A realização do estágio é uma etapa obrigatória para a formação do profissional nutricionista e a partir dessa vivência o aluno desenvolve habilidades profissionais para o mercado de trabalho. Em média, são realizados 50 procedimentos por mês.

CLÍNICA DE PSICOLOGIA

O que é oferecido: avaliação psicológica, psicodiagnóstico, plantão psicológico (focado em um único atendimento, destinado às pessoas que necessitam de um serviço de urgência psicológica) e psicoterapia.

Quem pode participar: público em geral de todas as faixas etárias.

Quando: segundas, terças e quintas, das 8h às 21h..

Onde: atendimento presencial na Rua Banda 726, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo.

Inscrições: presencialmente, por ligação telefônica ou mensagem no WhatsApp pelo (11) 2823-1003, ou ainda por e-mail: clinicapsi.anchieta@anhanguera.com

 

Atendimentos realizados por estagiários devidamente matriculados no curso de psicologia e na disciplina de estágio, com supervisão semanal dos professores e acompanhamento diário de monitores de estágio. 10% do total de atendimentos é destinado às pessoas encaminhadas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, para isenção dos valores sociais. São realizados, em média, 100 atendimentos semanais.