VOLTAR
  • Esporte

Aos 16 anos, jogador de Mauá assina contrato profissional com o Santos

João Victor Souza é lateral-esquerdo da equipe sub-17 e agora tem vínculo formado com o Peixe até maio de 2025

  • Entre as características de João Victor estão a velocidade e habilidade no drible.
    Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 11/09/2022
  • Compartilhar:

João Victor Souza é lateral-esquerdo da equipe sub-17 e agora tem vínculo formado com o Peixe até maio de 2025

jogador do Santos João Victor

Entre as características de João Victor estão a velocidade e habilidade no drible. Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Um garoto como muitos outros de sua idade, João Victor Souza poderia ser só mais um apaixonado pelo futebol. Mas não é. Aos 16 anos, o menino está à frente dos colegas que têm a profissionalização no esporte apenas como um sonho distante: lateral-esquerdo da equipe sub-17 do Santos FC, o mauaense assinou seu primeiro contrato profissional com o clube e agora tem vínculo firmado com o alvinegro praiano até 31 de maio de 2025.

O sucesso profissional mesmo com a pouca idade não é à toa. Cumprindo uma rotina pesada de treinos e estudos, Souza não mede esforços para viver o que chama de “sonho”, o que já o permite, inclusive a ajudar a família. Apesar de ter nascido em Mauá, no ABCD, o rapaz já mora em Santos com a família há sete anos.

“Acordo cedo, tomo café e, no período da manhã, fico em casa. Depois, almoço no Santos e vou para o treino no CT, às 14 horas. Saindo do treino, vou jantar no Santos e logo após vou para casa me trocar para ir pra escola, às 19 horas, onde fico até as 23 horas”, afirma.

Diferente do ídolo Neymar, um dos jogadores mais midiáticos do futebol e super atuante nas redes sociais, Victor diz que “não liga” para as redes. Sua conta no Instagram (@joaosouza1106), por exemplo, teve a última publicação em maio de 2020.

“Tento ligar o mínimo para isso. Foco mais em jogar mesmo.”

Apesar de não seguir os passos de Neymar no quesito promoção pessoal, é no ídolo que Souza mira quando fala em sonhos para o futuro: jogar profissionalmente pelo Santos FC. Foi aos 17 anos que o menino Ney entrou em campo pela primeira vez como atleta profissional pelo clube.

Como tudo começou

jogador do Santos João Victor

Em seu primeiro ano com a equipe sub-17, Souza já assumiu a titularidade na ala esquerda. Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Victor jogava futsal pelo Juventus com 9 anos de idade. Foi com esta idade que disputou o campeonato paulista da modalidade e, ao enfrentar o Santos, foi autor de dois gols. De olho no rapaz que se destacou tanto que foi eleito o melhor jogador do campeonato, o Santos o convidou para fazer parte do clube.

Com tanto potencial, fez passagem meteórica pelo futsal e dois meses depois já estava jogando no futebol de campo.

Em seu primeiro ano com a equipe sub-17, Souza já assumiu a titularidade na ala esquerda e é um dos destaques da equipe comandada por Elder Campos no Campeonato Paulista da categoria. A história do colega de posição, Lucas Pires, que em pouco tempo na equipe principal já conquistou espaço e a confiança do torcedor, é inspiração para Souza.

“Levo o Lucas Pires como inspiração. É muito bom ver a molecada da base subindo e conseguindo seu espaço no time profissional”, diz.

Em seu início no Peixe, Souza jogava no ataque como ponta-esquerda. Ainda em seu primeiro ano treinando no campo, já iniciou a transição para a posição em que atua hoje.

“Cheguei ao Santos como ponta e acabei mudando para a lateral ainda no primeiro ano no campo. Tenho como características a velocidade e habilidade no drible. Marco bem, mas sou bem ofensivo, gosto de atacar”.