VOLTAR
  • Cidades

Sabesp diz que abastecimento de água em S.Caetano será afetado no fim de semana

Sistema Cantareira passa por manutenção; estação de tratamento será paralisada para adequação da estrutura, troca de válvula de 16 toneladas e revisão de sistema elétrico; companhia orienta uso consciente de água

  • Falta de energia por causa da chuva afetará abastecimento de água em Diadema e São Bernardo.
    Foto: Pedro França/Agência Senado
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 18/08/2022
  • Compartilhar:

Sistema Cantareira passa por manutenção; estação de tratamento será paralisada para adequação da estrutura, troca de válvula de 16 toneladas e revisão de sistema elétrico; companhia orienta uso consciente de água

falta de água nas torneiras

Manutenção afetará abastecimento em São Caetano. Foto: Pedro França/Agência Senado

A Sabesp realiza neste fim de semana uma manutenção preventiva  no Sistema Cantareira, visando ampliar sua segurança operacional. Para a  realização dos serviços, será necessário fazer uma parada programada no  funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guaraú, responsável  pela produção de água do sistema. A intervenção ocorrerá das 18h de sábado (20/8) às 6h de domingo (21/8), o que pode afetar o abastecimento de água  para 4,9 milhões de moradores dos municípios de São Caetano, São Paulo, Guarulhos,  Osasco, Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras e Cajamar.

Dentro dos trabalhos, será realizada a adequação da estrutura de chegada  de água na ETA e a substituição, por causa de desgaste natural do uso, de  uma grande válvula em um conjunto de bombas na Estação Elevatória Santa  Inês, que envia água para tratamento na Guaraú. O equipamento com 1,1  metro de diâmetro pesa 16 toneladas e será substituído por outro idêntico.

Será feita ainda a manutenção preventiva de todo o sistema elétrico da ETA  e de equipamentos de distribuição de água, como reservatórios urbanos e  estações elevatórias, além de ações como lavagem/desinfecção e reparos  preventivos diversos. No reservatório Vila Jaraguá (zona norte), haverá a  substituição de duas válvulas (de 1,05 e 1,2 metro de diâmetro e 1  tonelada).

E, no retorno do abastecimento, técnicos colocarão em operação uma nova  adutora, que vai reforçar o abastecimento na região de Perus, na capital,  e nos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato e Caieiras,  beneficiando cerca de 300 mil pessoas.

No total, aproximadamente 250 profissionais estarão envolvidos nas ações  deste fim de semana. A última manutenção semelhante, com parada no Sistema  Cantareira, foi realizada em 2016.

A válvula que será colocada na Estação Elevatória Santa Inês

A Sabesp orienta à população da Grande São Paulo o uso consciente da água  armazenada nas caixas-d’água dos imóveis até a conclusão do serviço e a  recuperação completa do fornecimento, prevista para acontecer até a  segunda-feira (22/8).

Para reduzir os impactos no abastecimento, será acionada a flexibilização  do Sistema Integrado da Região Metropolitana de São Paulo, que permitirá  que regiões normalmente atendidas pelo Cantareira recebam momentaneamente  água de outros sistemas.

O abastecimento em regiões com serviços essenciais, como hospitais, será redirecionado para que não haja intermitência. Também serão  disponibilizados caminhões-tanque para situações de emergência. As  consultas e notificações devem ser feitas pelo WhatsApp oficial da Sabesp

11-3388-8000 ou na Central de Atendimento pelos telefones 195 ou 0800 055  0195 (a ligação é gratuita).

Consumidores na região abrangida poderão sofrer impacto no abastecimento. Imóveis com caixa-d’água  obrigatória e com reservação para ao menos 24 horas, como determina o  decreto estadual 12.342/78, devem sentir com menos intensidade a alteração  no fornecimento.

“A Sabesp lamenta os transtornos e reforça a orientação para uso consciente  da água em toda a RMSP, visando reduzir o prazo para recuperação do  sistema. Esclarece ainda que a manutenção preventiva está sendo comunicada  por meio de SMS a consumidores com cadastro atualizado, por comunicado à  imprensa e pelas redes sociais da Companhia”, afirmou.

 Veja algumas dicas de uso consciente:

  1. Tome banhos mais curtos;
  1. Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
  1. Deixe para lavar o carro em outra data – e evite usar a mangueira, prefira um balde com água;
  1. Lave calçada ou quintal em outro dia e lembre-se de usar vassoura e balde com água, não a mangueira;
  1. Dê preferência para lavar a roupa e a louça em outro dia ou use a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade  máxima;
  1. Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar;
  1. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água;
  1. Não use água corrente para descongelar alimentos.

Mais informações no link:

https://site.sabesp.com.br/site/sociedade-meioambiente/dicas.aspx