VOLTAR
  • Variedades

S.Caetano ultrapassa a marca de 500 mil doses de vacinas aplicadas contra covid

Cidade tem 92,6% da população acima de seis meses de idade imunizada com a primeira dose e 92% com duas doses

  • S.Caetano ultrapassa a marca de 500 mil doses de vacinas aplicadas contra covid.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 14/03/2023
  • Compartilhar:

Cidade tem 92,6% da população acima de seis meses de idade imunizada com a primeira dose e 92% com duas doses

vacinação contra covid

S.Caetano ultrapassa a marca de 500 mil doses de vacinas aplicadas contra covid. Foto: Divulgação

São Caetano ultrapassou nesta terça-feira (14/3) a marca de 500 mil doses de vacinas aplicadas contra a covid-19. A cidade tem 92,6% da população (150.920) acima de seis meses de idade imunizada com a primeira dose e 92% (149.998) com duas doses. São Caetano do Sul continua sendo o município que mais vacina entre as cidades do Grande ABC, com 96,37% de doses aplicadas, segundo dados publicados no Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo.

Desde o início da campanha de vacinação contra covid-19, 500.381 doses foram aplicadas em São Caetano do Sul. “Além do planejamento e empenho dos profissionais da Saúde, a conscientização da população foi fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas graves e internações”, destacou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Recentemente o município iniciou a vacinação com o imunizante bivalente da Pfizer. “No final de fevereiro iniciamos a vacinação com reforço bivalente, imunizante que contém a cepa original do SARS-CoV-2 (coronavírus) combinada com a variante Ômicron e duas subvariantes, BA.1 e BA.2. Estamos vacinando moradores com 60 anos ou mais, as Instituições de Longa Permanência e imunossuprimidos”, afirmou Regina Maura.

Pedro Roberto Pataro, 66 anos, já tomou quatro doses da vacina e hoje (14/3) esteve no drive thru para receber o reforço bivalente. “Há dois anos estive internado entre a vida e a morte. Peguei novamente covid há algum tempo, mas de forma leve. Acredito que a vacina tem nos protegido cada vez mais. Já não ouvimos que há tantas pessoas internadas”.

O casal Laerte e Lourdes Ferreira da Costa, 74 anos, também já tomou quatro doses de vacina. “Eu acompanhei reportagens sobre a bivalente e estava esperando para receber a vacina. Temos que tomar e nos prevenirmos”, afirmou Laerte.

O público-alvo da faixa etária contempla 40.396 moradores e, até o momento, 11.972 pessoas receberam o imunizante. A bivalente prevê a aplicação de apenas uma dose, que somente poderá ser realizada para quem já realizou o esquema primário (duas doses) de qualquer imunizante monovalente: Pfizer, Coronavac, Janssen ou Astrazeneca. É preciso ter intervalo de quatro meses entre a monovalente e a bivalente.

A vacinação será feita de acordo com o quantitativo recebido pelo município, respeitando a ordem de prioridades determinada pelo PNI (Programa Nacional de Imunização) e escalonada por faixas etárias. Moradores com 60 anos ou mais e imunossuprimidos já podem ser vacinados em todas as Unidades Básicas de Saúde e no drive thru da Garagem Municipal (Avenida Presidente Kennedy, 2.100, Bairro Olímpico). É necessário fazer agendamento pelo site https://portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos.

Para ser vacinado, o morador deve apresentar protocolo de agendamento, documento com foto, carteirinha de vacinação e comprovante de residência. No caso de imunossuprimidos é necessário também apresentar receita ou relatório médico atualizados.