VOLTAR
  • Cidades

S.Caetano oferece atendimento de referência à população LGBTQIAPN+

Serviço é porta aberta,  não há necessidade de encaminhamento ou agendamento prévio para o primeiro contato

  • S.Caetano oferece atendimento de referência à população LGBTQIAPN+. Foto : Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 20/06/2023
  • Compartilhar:

Serviço é porta aberta,  não há necessidade de encaminhamento ou agendamento prévio para o primeiro contato

Prefeito auricchio

S.Caetano oferece atendimento de referência à população LGBTQIAPN+. Foto : Divulgação

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, e a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, estiveram nesta terça-feira (20/6) no ambulatório SerTrans, serviço de referência à população LGBTQIAPN+, que comemora um mês de atividade. O espaço garante atendimento seguro e humanizado, em um setor do Centro de Especialidades Médicas, no Bairro Fundação.

O serviço é porta aberta: não há necessidade de encaminhamento ou agendamento prévio para o primeiro contato. “Basta se dirigir ao acolhimento onde será feita uma triagem e o encaminhamento para a equipe de Enfermagem, que fará anamnese específica, oferta de testes rápidos e encaminhamentos necessários”, afirmou Auricchio.

“A proposta é garantir o acesso ao cuidado integral da população LGBTQIAPN+, especialmente ao público transgênero, por meio da oferta de serviços especializados e articulação com a rede de saúde e outras secretarias. No ambulatório, o paciente terá acesso a psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, nutricionista, médico e advogado”, complementou Regina Maura.

Hoje o ambulatório já acompanha 30 pacientes, que eram atendidos em outras unidades da rede. O espaço oferece acolhimento; orientações sobre uso do nome social e retificação de nome; atendimento médico para o processo transexualizador; atendimento psicológico individual e em grupo para os usuários e rede de apoio; atendimento nutricional individual; atendimento com assistente social; apoio jurídico; apoio à inserção no mercado de trabalho; aplicação de PIC (Prática Integrativa e Complementar).

Na Enfermagem será feito controle de sinais vitais, coleta de dados antropométricos, administração de hormônio e aplicação de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. O espaço também realiza a dispensação de hormônios no processo transexualizador (farmácia do CEM); além de orientação e encaminhamento para PEP (profilaxia pós-exposição) e PREP (profilaxia pré-exposição).

Outra atividade realizada pelo SerTrans são as rodas de conversa com diversos temas: Como você se vê?, Efeitos da Hormonização, Cirurgias de Redesignação de Sexo, Vulnerabilidade da Pessoa Trans, Retificação do Nome; e as oficinas (utilização de packer, do binder, maquiagem e utilização do nome social, entre outros temas).

O ambulatório SerTrans está localizado no Centro de Especialidades Médicas, na rua Heloisa Pamplona, 269, Bairro Fundação. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Informações podem ser obtidas pelo e-mail sertrans@saocaetanodosul.sp.gov.br