VOLTAR
  • Cidades

S.Caetano inaugura sistema de sirenes e alertas de chuvas em tempo real

Objetivo é contribuir para a segurança da população em casos de enchentes e alagamentos

  • S.Caetano inaugura sistema de sirenes e alertas de chuvas em tempo real.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 18/03/2023
  • Compartilhar:

Objetivo é contribuir para a segurança da população em casos de enchentes e alagamentos

Central emite alertas

S.Caetano inaugura sistema de sirenes e alertas de chuvas em tempo real. Foto: Divulgação/PSCS

A Prefeitura de São Caetano  coloca em funcionamento neste fim de semana um sistema de sirenes e alertas de chuvas em tempo real. O objetivo é contribuir para a segurança da população em casos de enchentes e alagamentos e para a preservação do patrimônio.

O sistema foi instalado em bairros que margeiam o Rio Tamanduateí e o Ribeirão dos Meninos: Prosperidade, Fundação, Centro, São José, Jardim São Caetano e Nova Gerty. Permite comunicação em tempo real da Defesa Civil com a população.

Câmeras de monitoramento da cidade interligadas com sirenes e réguas pluviométricas monitoram, 24h por dia, o volume de água do Rio Tamanduateí. Quando o volume atingir níveis de alerta, as sirenes são acionadas e, os moradores, informados. O investimento é de R$ 400 mil.

Um exercício com as sirenes será realizado pela Defesa Civil de São Caetano neste domingo (19/3), entre 10h e 12h, nos bairros contemplados.

PISCINÃO

O Bairro Fundação terá piscinão com capacidade para armazenar até 165 mil m³ de água. O projeto será licitado pela Prefeitura em abril e as obras deverão ser iniciadas no segundo semestre.

O novo piscinão integra o Programa ReFundação, que também inclui o alteamento viário da Avenida do Estado; construção de muro de contenção de 4 km em toda a extensão da margem da via na cidade; e o projeto de macrodrenagem em até 13 km, com a reforma e ampliação de todas as galerias para aumentar a vazão das águas pluviais.