5 de agosto de 2021

S.Caetano faz testes de covid em alunos, professores e funcionários de escolas

Mais visitadas

Prefeitura começou inquérito epidemiológico em comunidade escolar nesta segunda-feira

 

Prefeitura de São Caetano começou inquérito epidemiológico em comunidade escolar nesta segunda-feira. Foto: Divulgação

 

A  Prefeitura de São Caetano do Sul,  em parceria com o Inpes/USCS (Instituto de Pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul), iniciou nesta segunda-feira (14/09) a nova etapa do inquérito epidemiológico para mapear a atual situação da pandemia de covid-19 na cidade.  Essa nova etapa destina-se especialmente à comunidade escolar: alunos, professores e funcionários das 64 escolas municipais do município. A proposta é mapear toda a situação do quadro educacional da cidade, tanto de alunos quanto de professores e funcionários.

Entre os dias 14 e 18 de setembro serão feitos 1.900 testes rápidos (sorológicos), número que representa uma amostra de cerca de 7,5% de cada grupo a ser testado. “Essa amostra abrange todas as faixas etárias, desde o Berçário. Queremos saber quantas pessoas de nossa comunidade escolar já tiveram contato com o vírus. Mas a realização do teste não significa que estamos nos preparando para voltar às aulas presenciais neste ano”, esclareceu o secretário de Educação, Fabricio Coutinho.

Serão testados 400 alunos de cada fase: ensino infantil, alunos do fundamental I e II e ensino médio, além de 300 funcionários da rede que atuam em todos esses ciclos. A escolha dos participantes foi feita de modo aleatório por computador. A Secretaria Municipal de Educação inicia nesta sexta-feira (11), contato com cada um dos sorteados para agendar um horário de realização para o teste, que será feito nas próprias unidades escolares.

O resultado do teste sorológico, que identifica a presença de anticorpos de coronavírus no sangue, sai em poucos minutos. “Desta vez vamos confirmar o IGM positivo com um teste de PCR colhido no mesmo instante. O exame identifica a presença do vírus em amostras coletadas no nariz e garganta e o resultado sai em até 48 horas”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Todas as escolas estão mobilizadas para receber as equipes de saúde e pesquisadores, em

dois horários: das 9h às 12h e das 13h às 16h. Mas só atenderão as pessoas que tiverem agendado o teste. Durante o período de realização dessa nova etapa do inquérito epidemiológico ficam suspensos os testes rápidos realizados no Drive Thru.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações