S.Caetano faz testes de covid em alunos, professores e funcionários de escolas

Prefeitura começou inquérito epidemiológico em comunidade escolar nesta segunda-feira

 

Prefeitura de São Caetano começou inquérito epidemiológico em comunidade escolar nesta segunda-feira. Foto: Divulgação

 

A  Prefeitura de São Caetano do Sul,  em parceria com o Inpes/USCS (Instituto de Pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul), iniciou nesta segunda-feira (14/09) a nova etapa do inquérito epidemiológico para mapear a atual situação da pandemia de covid-19 na cidade.  Essa nova etapa destina-se especialmente à comunidade escolar: alunos, professores e funcionários das 64 escolas municipais do município. A proposta é mapear toda a situação do quadro educacional da cidade, tanto de alunos quanto de professores e funcionários.

Entre os dias 14 e 18 de setembro serão feitos 1.900 testes rápidos (sorológicos), número que representa uma amostra de cerca de 7,5% de cada grupo a ser testado. “Essa amostra abrange todas as faixas etárias, desde o Berçário. Queremos saber quantas pessoas de nossa comunidade escolar já tiveram contato com o vírus. Mas a realização do teste não significa que estamos nos preparando para voltar às aulas presenciais neste ano”, esclareceu o secretário de Educação, Fabricio Coutinho.

Serão testados 400 alunos de cada fase: ensino infantil, alunos do fundamental I e II e ensino médio, além de 300 funcionários da rede que atuam em todos esses ciclos. A escolha dos participantes foi feita de modo aleatório por computador. A Secretaria Municipal de Educação inicia nesta sexta-feira (11), contato com cada um dos sorteados para agendar um horário de realização para o teste, que será feito nas próprias unidades escolares.

O resultado do teste sorológico, que identifica a presença de anticorpos de coronavírus no sangue, sai em poucos minutos. “Desta vez vamos confirmar o IGM positivo com um teste de PCR colhido no mesmo instante. O exame identifica a presença do vírus em amostras coletadas no nariz e garganta e o resultado sai em até 48 horas”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Todas as escolas estão mobilizadas para receber as equipes de saúde e pesquisadores, em

dois horários: das 9h às 12h e das 13h às 16h. Mas só atenderão as pessoas que tiverem agendado o teste. Durante o período de realização dessa nova etapa do inquérito epidemiológico ficam suspensos os testes rápidos realizados no Drive Thru.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.


*