VOLTAR
  • Variedades

S.Caetano é uma das 19 cidades no País preparadas para receber internet 5G

Legislação garante a instalação de uma infraestrutura de suporte para equipamentos de telecomunicações

  • São Caetano é uma das 19 cidades no País preparadas para receber internet 5G
  • Por: Redação
  • Publicado em: 16/11/2021
  • Compartilhar:

Legislação garante a instalação de uma infraestrutura de suporte para equipamentos de telecomunicações

wi-fi nas escolas

São Caetano é uma das 19 cidades no País preparadas para receber internet 5G

A cidade de São Caetano já está pronta para receber a tecnologia 5G, a quinta geração de rede de internet móvel, que trará altíssima velocidade de conexão e possibilitará maior quantidade de usuários simultâneos.

No momento, apenas 19 cidades do país estão preparadas para essa transição tecnológica. E São Caetano está nesse seleto grupo graças a uma legislação que garante a instalação de uma infraestrutura de suporte para equipamentos de telecomunicações.

Robson Pereira, diretor do DTI (Divisão de Tecnologia e Inovação) da Secretaria de Planejamento, explica que o sistema 5G possibilita o uso de antenas menores, desde que haja uma legislação normatizando a instalação das antenas.

“Em São Caetano, a Lei nº 5.889, de 27 de agosto de 2020, já regulamenta a instalação de licenciamento de infraestruturas de suporte para equipamentos de estações Rádio Base, possibilitando, desde então, a instalação do 5G em nosso município”, informa Pereira. “Essa lei foi totalmente debatida e discutida pelos técnicos da Seohab (Secretaria de Obras e Habitação) e DTI, em conjunto com as operadoras e a Abrintel, Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações”.

Futuro

“Não é de hoje que pensamos no futuro, São Caetano do Sul não está entre as 19 cidades prontas para receber o tão comentado 5G por acaso. Temos trabalhado para este presente, diariamente, discutindo projetos, debatendo metas para tornar São Caetano uma cidade cada dia mais conectada”, afirma Robson Pereira, diretor do DTI, Divisão de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Planejamento.

Ele explica que esse processo começou em 2017, quando o governo municipal,
diante de uma necessidade imediata de comunicar-se, interna e externamente, lançou um programa de interligação de todos os equipamentos públicos por meio de uma malha de fibra óptica. “Os 152 prédios foram contemplados com internet de alta qualidade, telefonia VOIP e muito mais segurança na transmissão de dados dentro da rede municipal”, informa Pereira.

Essa mesma malha de fibra serviu para que, em 2019, a administração disponibilizasse à cidade um sistema de monitoramento de vias públicas com mais de 300 pontos monitorados, todos interligados a essa mesma rede. Como resultado, houve uma redução dos índices de criminalidade e São Caetano recebeu o título de cidade mais segura do Brasil dentre os municípios com mais de 50 mil habitantes, conforme o ranking Connected Smart Cities.

Estrutura na pandemia

O advento da pandemia exigiu diversas adaptações, sobretudo nas áreas do trabalho, estudo e saúde. E São Caetano estava preparada para essas mudanças. “O mundo ficou mais digital e o processo que iniciamos em 2017 nos deu tranquilidade para que pudéssemos atravessar esse período com infraestrutura dentro das nossas escolas, com capacidade e segurança nos links de internet exclusivos para a educação, com sistemas integrados, prontuários eletrônicos nas nossas unidades de saúde”, comemora o diretor do DTI.

Ele destaca que, durante o período mais crítico da pandemia, a maioria dos servidores municipais pôde trabalhar de casa, tendo acesso seguro a sistemas e máquinas virtuais e e-mails coorporativos, sem prejuízo à qualidade dos serviços prestados aos munícipes.

WI-FI nas escolas

“Ainda em 2020 iniciamos o desenho de um projeto inovador de distribuição de links de internet para os nossos alunos, projeto que está em fase final de implantação”, anuncia Robson Pereira. Estão sendo instalados mais 900 pontos de internet sem fio, beneficiando toda a Secretaria de Educação e os mais de 20 mil alunos da rede pública de ensino.

Ele explica que esse programa conta com o mais moderno sistema de Wi-Fi existente no momento, o Wi-Fi 6.0. “O Wi-Fi 6 aumenta a eficiência e permite que mais pessoas se conectem ao mesmo tempo com muito mais segurança e, principalmente, velocidade, transformando as nossas salas de aulas em verdadeiros estúdios digitais, nos quais professores poderão disponibilizar conteúdos diversos, em vídeos de alta resolução e até mesmo realidade virtual”.

“A tecnologia do Wi-Fi 6.0, que vai se associar, agora, à implantação do 5 G, é um dos exemplos que demonstram, claramente, que São Caetano do Sul é uma cidade conectada e, literalmente, antenada com o futuro. Que venham outros tantos Gs!”, brinca Pereira.