VOLTAR
  • Esporte

S.Caetano é sede da 1ª Copa das Federações de Tênis em Cadeira de Rodas

Competição em nível nacional ocorrerá de quarta a sábado desta semana no São Caetano Esporte Clube

  • São Caetano terá disputa nacional de tênis de Cadeira de Rodas nesta semana.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 11/06/2018
  • Compartilhar:

  Competição em nível nacional ocorrerá de quarta a sábado desta semana no São Caetano Esporte Clube

São Caetano terá disputa nacional de tênis de Cadeira de Rodas nesta semana. Foto: Divulgação/PSCS

São Caetano será sede da 1ª Copa das Federações de Tênis em Cadeira de Rodas, competição oficial da CBT (Confederação Brasileira de Tênis). A competição em nível nacional ocorrerá de quarta-feira (13/06) a sábado (16/06). O local da competição será o São Caetano Esporte Clube, no bairro Fundação.

Marcos de Oliveira Vasconcelos, paratleta do São Caetano/ CR Tennis Academy/ Selj/ Sedef, é apontado como uma das esperanças para obter bons resultados no torneio na Categoria Open (paraplégicos), que contará jogadores de Tênis em Cadeira de Rodas de 19 estados.

Aos 42 anos, Vasconcelos treina no SCEC há seis anos e está no 1º lugar no ranking do Estado de São Paulo, 6º do Brasil e 142º do Mundo. Aos 24 anos, foi vítima de um assalto e recebeu quatro tiros, sendo que um deles atingiu sua coluna e o deixou paraplégico. O paratleta conta que foram cerca de sete meses de depressão, até receber o convite para acompanhar um dia de basquete sobre cadeira de rodas com um amigo, fato que mudaria sua vida.

Inicialmente, me apresentaram ao basquete sobre cadeira de rodas. No entanto, como sou relativamente grande (disse, aos risos), mal cabia na cadeira especial para o basquete. Foi, então, que me indicaram fazer tênis e, desde então, nunca mais larguei o esporte”, revelou Vasconcelos.

Outro atleta ligado ao tênis em Cadeira de Rodas é Lúcio Shiguemi Umeki, 38 anos, 3º lugar do ranking do Brasil na Categoria Quad (tetraplégicos). No entanto, ele não disputará essa competição porque não terá a modalidade que é especialista.

Paratleta , que é favorito para ganhar competições está ao lado de treinador e coordenadores. Foto: Divulgação/PSCS

Clube

De acordo com com Cássia Thereza Lorenzini, coordenadora de Tênis de Campo da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de São Caetano, o São Caetano Esporte Clube/ CR Tennis Academy é um dos únicos clubes capacitados 100% a receber atletas e competições de Tênis em Cadeira de Rodas, com quatro quadra totalmente acessíveis. “Por isso, a CBT escolheu São Caetano do Sul para sediar a primeira competição de nível nacional”, disse.