VOLTAR
  • Cidades

S.Caetano é a 1ª cidade do ABCD a ter patrulhamento da GCM com patinetes

Projeto é experimental e caso obtenha êxito será feita uma licitação para a aquisição de mais equipamentos

  • Guardas utilizaram patinetes elétricos pela primeira vez em patrulhamento no Parque do Bosque.
    Foto: Gislayne Jacinto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 04/08/2019
  • Compartilhar:

 Projeto é experimental e caso obtenha êxito será feita uma licitação para a aquisição de mais equipamentos

 

 

patinetes

Guardas utilizaram patinetes elétricos pela primeira vez em patrulhamento no Parque do Bosque. Foto: Gislayne Jacinto

 

São Caetano é a primeira cidade da região do ABCD a ter patrulhamento feito com patinetes elétricos. O projeto ainda é experimental e, caso obtenha êxito, será aberta uma licitação para a aquisição de mais equipamentos. A primeira aparição de GCMs (Guardas Civis Municipais) com os patinetes ocorreu durante a entrega da revitalização do Parque do Bosque, neste domingo (04/08).

De acordo com o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), a ideia é que os GCMs façam o patrulhamento com patinetes em parques e em áreas comerciais. A cidade de São Paulo já conta com esses equipamentos.

O custo de cada patinete por meio de licitação é de aproximadamente R$ 1,5 mil. Caso se adquira individualmente é de R$ 2,9 mil.

Os equipamentos, ambientalmente sustentáveis, são de fácil recarregamento em tomada comum, durante 3h30. “Se a iniciativa der certo, o grupamento será capacitado para a utilização dos equipamentos. Trata-se de mais uma ferramenta de deslocamento dos guardas, principalmente em parques e pontos comerciais”, disse Auricchio

No caso da Capital paulista, a capacitação dos profissionais para o uso de patinetes elétricos foi feita pela  Academia de Formação em Segurança Urbana, onde receberam noções básicas de segurança, manutenção, mobilidade e adaptação de técnicas policiais.

O prefeito afirmou ainda que nos próximos dias também serão entregues 16 bicicletas para o policiamento da cidade. São Caetano conta com um efetivo de 500 agentes de segurança.

 

Prefeito Auricchio andou de patinetes e disse que trata-se de mais uma ferramenta de deslocamento dos guardas em parques e comércio. Foto: Gislayne Jacinto