VOLTAR
  • Cidades

S.Caetano é a 1ª cidade do ABCD a iniciar vacinação em idosos de 65 e 66 anos

Prefeito Tite Campanella acompanhou imunização na manhã deste sábado e afirmou que o município recebeu nesta sexta-feira 4 mil doses

  • Prefeito Tite Campanella acompanhou imunização na manhã deste sábado e afirmou que o município recebeu nesta sexta-feira 4 mil doses.
    Foto: Gislayne Jacinto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 17/04/2021
  • Compartilhar:

Prefeito Tite Campanella acompanhou imunização na manhã deste sábado e afirmou que o município recebeu nesta sexta-feira 4 mil doses  

 

Prefeito Tite Campanella acompanhou imunização e afirmou que o município recebeu nesta sexta-feira 4 mil doses. Foto: Gislayne Jacinto

 

São Caetano foi a primeira cidade do ABCD a iniciar a vacinação de idosos de 65 e 66 anos contra a covid-19. A aplicação da primeira dose foi em sistema drive-thru, montado em frente à EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Leandro Klein (Rua Prestes Maia, 100, Bairro Nova Gerty).

O prefeito em exercício, Tite Campanella (Cidadania), participou do início da vacinação em um grupo de 300 pessoas agendado para este sábado. Ele estava acompanhado dos vereadores Beto Vidoski (PSDB) e de Gilberto Costa (Avante), líder do governo na Câmara.

De acordo com o prefeito, mais de 4 mil doses chegaram nesta sexta-feira (17/04) e mais 3.700 para profissionais da saúde. “Imediatamente, a equipe da saúde definiu a abertura do agendamento já para este sábado. A experiência e eficiência dessa equipe agilizou tudo para acontecer o mais rápido possível. Se tivéssemos as 90 mil doses necessárias para a imunização da nossa população acima de 18 anos, em 40 dias concluiríamos os trabalhos”, afirmou Tite.

O vereador Beto Vidoski também ressaltou a questão da agilidade da Secretaria da Saúde aos receber as novas doses. “São Caetano está sempre na vanguarda e virou referência no País pela qualidade e eficiências nas ações. São Caetano é a cidade que mais vacina no País”, disse.

Gilberto Costa afirmou sobre a aceitação dos moradores com relação à forma como a cidade conduz o combate à pandemia e contou que vários moradores agradeceram ao prefeito enquanto ele permaneceu no drive-thru na manhã deste sábado.

Tite e os vereadores Gilberto Costa e Beto Vidoski participaram do início da vacinação de um grupo de 300 pessoas na manhã deste sábado. Foto: Gislayne Jacinto

Demais cidades

 

As demais cidades do ABCD agendaram para este domingo e segunda-feira o início da vacinação para as pessoas com 65 e 66 anos.

A Prefeitura de São Bernardo recebeu nesta sexta-feira (16/04) um novo lote com 23.830 vacinas de Oxford/Astrazeneca, que será usado na primeira etapa da imunização de idosos de 65 e 66 anos. Prevista pelo Governo do Estado para começar na próxima quarta-feira (21/04), a imunização deste grupo será antecipada no município para este domingo (18/04).

Para se vacinar, os idosos já podem realizar cadastro no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus) e agendar a data e o local da aplicação. Também é necessário efetuar cadastro no site Vacina Já, do Governo do Estado (www.vacinaja.sp.gov.br).

Para evitar aglomerações, o público poderá escolher um dos cinco postos avançados de vacinação disponibilizados pela Prefeitura: no sistema drive thru do Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro), Igreja São João Batista (Praça São João Batista, 1, Rudge Ramos), Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta), Ginásio Poliesportivo do Jardim das Orquídeas (Estrada do Poney Club, 90, Alvarenga) ou Ginásio Poliesportivo do Riacho Grande (Rua Marcílo Conrado, 210, Riacho Grande).

O prefeito Orlando Morando destacou a importância da chegada das novas vacinas de Oxford como forma de garantir o avanço da campanha para outros grupos etários. “Estamos correndo contra o tempo para vacinar o maior número de pessoas o mais rápido possível. Os idosos continuam sendo um dos maiores grupos de risco e estamos agindo para proteger esse público aplicando as vacinas assim que chegam à cidade”, destacou.

SOLIDARIEDADE – Todos os postos de vacinação avançados de São Bernardo também são pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Trata-se do projeto Vacina Contra a Fome, realizado em parceria pelo Governo do Estado e Prefeitura por meio do Fundo de Social de Solidariedade (FSS). A ação convida as pessoas aptas a se vacinar contra a Covid-19 a doar um quilo de alimento não perecível.

 Santo André

A partir deste domingo, a Prefeitura de Santo André também inicia a imunização contra a Covid-19 em munícipes de 65 e 66 anos. Para receber a primeira dose da vacina, é necessário realizar agendamento pelo link psa.santoandre.br/vacinacovid. No momento do cadastro, o sistema indica local, data e horário disponíveis para aplicação.

“Com a chegada de mais de 23 mil doses de vacina, Santo André antecipa e amplia a vacinação para idosos de 65 e 66 anos, além de concluir a segunda dose de profissionais da Saúde, que receberam a primeira dose da AstraZeneca. Nossa gente protegida da Covid-19, com segurança e eficiência”, destaca o prefeito Paulo Serra.

No ponto de vacinação é obrigatório apresentar documento de identidade e comprovante de residência. Pacientes que estejam passando por tratamento oncológico devem levar, além dos documentos pessoais, uma carta de liberação médica.

No caso de munícipes acamados, a vacina é aplicada em domicílio, com base no cadastro que cada paciente tem nas unidades de saúde.

As 14.270 doses destinadas a esse público, fazem parte do lote de 23.010 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca, produzida pela Fiocruz, que chegaram a Santo André nesta sexta-feira (16).

A vacinação está sendo realizada em quatro pontos de vacinação drive-thru: Craisa (acesso no portão 5 pela rua Varsóvia, em Santa Teresinha), Estádio Bruno Daniel (localizado na rua 24 de Maio, na Vila América), estacionamento do Paço Municipal (Praça IV Centenário – Centro) e estacionamento do Grand Plaza Shopping (Avenida Industrial, 600, com acesso pelo portão do Centro Empresarial).

A partir da próxima segunda-feira (19/04), os munícipes de 65 e 66 anos também terão a opção de se vacinar em sete unidades de saúde, estrategicamente escolhidas, para atender o público que não tem carro: USF Dr. Moyses Fucs, Centro de Saúde Escola, USF Vila Guiomar, USF Jardim Alvorada, USF Cidade São Jorge, USF Vila Luzita e USF Parque Miami. Também é necessário realizar agendamento.

Para esclarecer dúvidas e obter outras informações sobre o cadastramento, além do portal da Prefeitura de Santo André, há também o telefone 0800-4848004.

Solidariedade – O Fundo Social de Solidariedade, presidido voluntariamente pela primeira-dama, Ana Carolina Barreto Serra, está recebendo doações. Quem for se vacinar pode levar 1 kg de alimento não perecível para doar nos drive-thrus. Os alimentos irão para o Banco de Alimentos, que por sua vez entregará para as famílias de maior vulnerabilidade social da cidade.

Diadema

A Prefeitura de Diadema vai antecipar a vacinação dos idosos de 65 e 66 anos para a próxima segunda-feira (19/04). A data inicial prevista era 21/04, mas a chegada de 9.700 doses da vacina AstraZeneca/Oxford nesta sexta-feira (16/04) permitiu a antecipação.

Não é necessário agendamento prévio. Basta levar documento pessoal com foto e comprovante de residência da cidade de Diadema.

Informação importante: algumas unidades trocaram a vacinação na UBS pelos postos volantes,  como Sala de Ginástica, Centro Público e o Teatro Clara Nunes.

Confira abaixo os locais de vacinação:

UBS DE REFERÊNCIA LOCAL VACINAÇÃO ENDEREÇO
ABC SALA DE GINÁSTICA (COVID)

UBS (INFLUENZA)

Sala de ginástica: Rua Martins Fontes, 93

UBS: Avenida das Ameixeiras, 679

CANHEMA UBS (COVID+INFLUENZA) Rua 22 de Abril, 113
CASA GRANDE UBS (COVID+INFLUENZA) Rua Mem de Sá, 280
CENTRO TEATRO CLARA NUNES (COVID)

UBS (INFLUENZA)

Teatro: Rua Graciosa, 300

UBS: Avenida São José, 472

CONCEIÇÃO UBS (COVID+INFLUENZA) Rua Bororós, 80
ELDORADO UBS (COVID+INFLUENZA) Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288
INAMAR UBS (COVID+INFLUENZA) Rua José Vicente, 122
MARIA TEREZA UBS (COVID+INFLUENZA) Avenida Sinésio Pereira, 27
NAÇÕES UBS (COVID+INFLUENZA) Rua Itália, 249
NOGUEIRA UBS (COVID+INFLUENZA) Rua Sebastião Fernandes Tourinho, 285
NOVA CONQUISTA UBS (COVID+INFLUENZA) Avenida Presidente Juscelino, 759
PAINEIRAS CENTRO PÚBLICO PAINEIRAS (COVID)

UBS (INFLUENZA)

 

Centro Público: Rua Javari, 647

UBS: Rua Javari, 635

PAULINA UBS (COVID+INFLUENZA) Avenida Afrânio Peixoto, 351/353
PIRAPORINHA GINÁSIO ESPORTIVO MANÉ GARRINCHA (COVID)

UBS (INFLUENZA)

Ginásio: Rua dos Cariris, 195

UBS: Rua Barão de Iguape, 98

PROMISSÃO GINÁSIO ESPORTIVO CLAUDIO MANO (COVID)

UBS (INFLUENZA)

Ginásio: R. Prudente De Moraes, 302

UBS: Rua Prudente De Moraes, 300

REAL TEATRO CLARA NUNES (COVID)

UBS (INFLUENZA)

Teatro: Rua Graciosa, 300
UBS: Rua Odete Amaral de Oliveira, 129
REID UBS (COVID+INFLUENZA) Rua Serra do Maracujá, 49
RUYCE GINÁSIO ESPORTIVO ROMULO DUNCAN ARANTES JR (COVID)

UBS (INFLUENZA)

Ginásio: Avenida Casa Grande, 483

UBS: Avenida Eldorado, 885

SÃO JOSÉ ESPAÇO TERCEIRA IDADE (COVID)

UBS (INFLUENZA)

Espaço 3ª Idade: Rua Barão de Iguape, 98
UBS: Rua Barão de Iguape, 98
SERRARIA SALA DE GINÁSTICA (COVID)

UBS (INFLUENZA)

Sala de ginástica: Avenida. Lico Maia, 803

UBS: Avenida Lico Maia, 803

 

 Mauá

Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Mauá inicia a vacinação contra a Covid, com a primeira dose, a idosos de 65 anos.

O município recebeu nesta sexta-feira lote com 10.560 doses – no mesmo dia, a cidade atingiu 64.510 pessoas vacinas, sendo 41.875 com a primeira dose e 22.635 com a segunda.

A imunização será aplicada nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, de segunda a sexta, das 9h às 16h. Entre as

unidades de saúde, 14 delas também funcionam no sistema

drive-thru. Diferentemente do início da vacinação a outras faixas etárias, o Ginásio Celso Daniel não será opção de drive-thru da imunização.

Somente podem ser vacinadas pessoas que comprovem residência no município e apresentem CPF. O cadastro prévio no site www.vacinaja.sp.gov.br é importante para facilitar e agilizar o atendimento.

Com o lançamento da campanha ‘Mauá na luta contra a fome’, qualquer pessoa pode fazer a doação de um alimento não-perecível que integre a cesta básica. Se puder, faça a

doação após ser vacinado. Não é obrigatório, mas ajudará muito a quem não tem o mínimo para colocar na mesa.

Locais de vacinação em Mauá:

UBS Vila Assis *

UBS Parque São Vicente *

UBS Jardim Primavera *

UBS Jardim Guapituba *

UBS Vila Magini *

UBS Jardim Sonia Maria *

UBS Jardim Paranavaí *

UBS Jardim Oratório *

UBS Jardim Zaíra 1 *

UBS Zaíra 2

UBS Zaíra 3

UBS Macuco *

UBS Flórida *

UBS Vila São João *

UBS Feital *

UBS Jardim Santista *

UBS Jardim Itapark

UBS Parque das Américas

UBS Jardim Santa Lídia

UBS Jardim Kennedy

UBS Jardim Mauá

UBS Capuava

UBS Vila Carlina

* Unidades onde há opção do sistema drive-thru de vacinação;

– O drive-thru da UBS Vila Assis é realizado no Ginásio Berenice

Rumiko Endo (Rua Otávio Peretti, 213).