S.Caetano castra 15 gatos em mais uma ação de saúde e bem-estar animal

 

Procedimentos gratuitos foram realizados no trailer Saúde Animal em Movimento, unidade móvel equipada e climatizada (com ar-condicionado

Prefeitura fez a castração de gatos nesta quinta-feira. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

 

A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou nesta quinta-feira (23/01) mais um evento de castração de animais. Na ocasião, foram castrados 15 gatos, dentro do Programa Municipal de Saúde e Bem-Estar Animal, lançado pelo prefeito José Auricchio Júnior em novembro de 2019. A ação foi realizada na EME (Escola Municipal de Ensino) Profª Alcina Dantas Feijão, no Bairro Mauá.

Os procedimentos, gratuitos, foram realizados no trailer Saúde Animal em Movimento, unidade móvel totalmente equipada e climatizada (com ar-condicionado). Entre os ‘pais’ de pets que compareceram esteve Lais Brentegani, de 26 anos. A moradora do Bairro São José levou a gata Capitu, de 3 anos.

“Decidi castrá-la há algum tempo. A fêmea fica muito agitada no cio e, como moramos em apartamento, os miados acordavam todos. Agora teremos uma relação mais harmônica com os demais integrantes da família”, brincou a analista de planejamento.

Lais soube do programa de castração pelo Instagram da Prefeitura. “Mandei o e-mail e logo fui chamada para a avaliação. Recebi orientações esclarecedoras sobre o pré e o pós-operatório. Como a Capitu é a minha primeira gata, foram dicas muito proveitosas. A equipe é muito capacitada e atenciosa”, elogiou.

“Estes eventos de castração passarão a ser semanais a partir de fevereiro”, anunciou o assessor de Saúde e Bem-Estar Animal da Prefeitura, Marcos Chuck, que coordenou a ação ao lado da veterinária Bianca Pechinin, sob a supervisão do Civisa (Centro Integrado de Vigilância à Saúde) Dr. Oswaldo Cipullo.

CRITÉRIOS

O programa municipal de castração é destinado a animais resgatados, errantes, comunitários, de protetores independentes, adquiridos em feiras de adoções e de famílias de baixa renda cadastradas nos programas sociais do município.

Quem se enquadra nos critérios e tem interesse na castração deve efetuar o pré-cadastro enviando e-mail para bemestaranimal@saocaetanodosul.sp.gov.br, com as seguintes informações: nome, endereço e telefone para contato, além de nome, idade, peso aproximado, sexo e raça do animal (e outras observações, se necessárias).