S.Bernardo reduz casos de homicídio, latrocínio e todas modalidades de roubo
Com reforço em ações de segurança e inauguração do COI, cidade fechou o ano com queda na criminalidade
Com reforço em ações de segurança e inauguração do COI, cidade fechou o ano com queda na criminalidade
Levantamento divulgado na última sexta-feira (24/01) pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) mostra que São Bernardo encerrou o ano de 2019 com queda nos principais indicadores de criminalidade. Na comparação com 2018, o município apresentou reduções nos casos de homicídios, latrocínios e de todas as modalidades de roubos.
A queda da criminalidade na cidade reflete o resultado de um conjunto de medidas, com destaque para a instalação do 1° Centro de Operações Integradas do Estado (COI) e realização de operações integradas entre as forças policiais, incluindo a São Bernardo Mais Segura.
Segundo dados da SSP, no ano passado São Bernardo reduziu em 12% o número de roubos de veículos da cidade, passou de 2.062 para 1.808 casos, na comparação com 2018. O índice de vítimas de homicídio foi outro que teve queda expressiva, com recuo de 16%, caiu de 43 para 36 casos.
O município também reduziu os casos de latrocínio (37%), roubo de carga (6%), roubo em geral (5%) e estupro (-3%). Em 2019, a cidade fechou ainda o ano sem nenhuma ocorrência a roubo a banco.
“Com a chegada do COI, temos conseguido levar uma sensação de segurança maior para nossa população. Prova disso é a queda dos indicadores criminais que comprovam a importância dessa sinergia entre as forças policiais”, afirmou o chefe do Executivo, Orlando Morando.
OPERAÇÕES
Apenas no início deste ano, a Guarda Civil Municipal (GCM) já realizou duas operações integradas com forças policiais. Entre elas, uma ação especial do Noite Tranquila que deteve 9 pessoas e recuperou 16 veículos durante patrulhamentos realizados no município nos últimos quatro finais de semana.
No início do mês, a segunda Operação São Bernardo Mais Segura realizou ainda a prisão de 32 pessoas e a apreensão de mais de 200 produtos vendidos irregularmente no município. A ação contou com a participação de mais de 400 agentes de segurança.