S.Bernardo promove programação especial no Mês da Consciência Negra

Mais visitadas

Cronograma conta com exposições, rodas de leitura, apresentações musicais, intervenção artística, feira de economia criativa e encontro permanente

fachada da biblioteca de são bernardo
S.Bernardo promove programação especial no Mês da Consciência Negra. Foto: Divulgação

 

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, preparou programação especial para celebrar o Mês da Consciência Negra. O cronograma, que será expandido até a primeira semana de dezembro, conta com exposições, rodas de leitura, apresentações musicais, de maracatu e de congada, intervenção artística, feira de economia criativa e encontro permanente. O destaque fica para grande festa, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro (sábado e domingo), das 10h às 17h, na Rua Dr. Flaquer, no Centro (em frente à Biblioteca Monteiro Lobato), que será fechada para trânsito.

 

Tradicional palco da Virada Cultural de São Bernardo, a Rua Dr. Flaquer receberá grande festa nos dias 26 e 27 de novembro, com feira de economia criativa, e que contará, no sábado, com a roda de samba da banda Tivisambar, com intervenção artística do artista Denis Pinho. No domingo, haverá apresentações de maracatu e congada, além do coletivo Afroescola, que levará uma oficina de jogos de tabuleiros africanos, destinada para pessoas a partir de 12 anos.

 

Também serão abertas duas exposições que estarão no interior da biblioteca Monteiro Lobato: a “Negras que nos habitam”, de Joyce Fesan, que tem o intuito de transformar o olhar sobre a mulher negra brasileira, e “Terras de Pretos e Encantados”, mostra fotográfica de Ricardo Teles, que retrata o cotidiano de quilombos e festas religiosas afro-brasileiras. Haverá atividades na biblioteca, no dia 26 de novembro, às 11h em alusão à data com o clube de leitura “Ando Lendo”, com a obra “O Órfão Famoso”, de Elisa Lucinda.

 

O espaço também recebe, em 3 de dezembro, o Encontro do FORPED (Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do ABCDMRR Carolina Maria de Jesus), a partir das 10h. Será discutida “A importância da Literatura Negra para a efetividade da educação das relações étnico-raciais no ambiente escolar” com Benedita Lopes, Thiago Pestana, Jacira Capella. Às 13h, ocorrerá o “I Encontro de Articulação do Fórum de Educação e Diversidade Étnico-Racial do ABCDMRR Carolina Maria de Jesus” com Leon Santos Padial, Cláudia Cezar, Elza da Silva Carlos e Thiago Pestana.

 

PELA CIDADE – Além dessas atividades, as bibliotecas da cidade contam com atividades durante o mês de novembro. O clube de leitura “Vem pra história” conta com a discussão de diversas obras. Na biblioteca Guimarães Rosa (Av. João Firmino, 900 – Assunção), nos dias 23 e 30/11, às 14h30, o grupo inicia a discussão do livro “Os cabelos de Dudinha”, de Belita Lopes. Amanhã acontece a discussão do livro “A Cor de Coraline”, de Alexandre Rampazo, às 14h30, na Biblioteca Érico Veríssimo (Rua Francisco Alves, 460 – Paulicéia), bem como a oficina da boneca Abayomi, às 15h. O Centro Cultural Taboão (Rua Alfredo Bernardo Leite, 1.205, Taboão) receberá, no dia 20/11, o Cultural Sound System, evento que leva o melhor do Reggae em todas as suas vertentes. As apresentações ocorrem das 14h às 21h.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações