VOLTAR
  • Esporte

S.Bernardo organiza pedalada ecológica pela rota Caminhos do Capivary

Ação, marcada para ocorrer no dia 7 de agosto (domingo), integra programação de aniversário da cidade

  • Prefeitura de São S.Bernardo organiza pedalada ecológica pela rota Caminhos do Capivary.
    Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 26/07/2022
  • Compartilhar:

Ação, marcada para ocorrer no dia 7 de agosto (domingo), integra programação de aniversário da cidade

ciclistas em pedalada ecológica

Prefeitura de São S.Bernardo organiza pedalada ecológica pela rota Caminhos do Capivary. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

Em comemoração ao aniversário de 469 anos da cidade, a Prefeitura de São Bernardo, governada por Orlando Morando, organiza a pedalada ecológica ao longo das belezas naturais do Caminhos do Capivary, margeando o manancial da Billings. Será a 4ª edição do evento, marcado para ocorrer no dia 7 de agosto (domingo), a partir das 8h, que registra distância aproximada de 32 quilômetros, a maior parte do percurso formada de estradas de terra, além de abranger trecho de asfalto.

A rota do Capivary inclui série de atrativos turísticos, como pesqueiros, chácaras de lazer, alambique e, ainda, abriga três aldeias indígenas guarani, povo originário da região. A extensão do caminho, recheada de paisagens e histórias desconhecidas até mesmo de munícipes, é cercada por Mata Atlântica, às margens do Reservatório Billings e ao lado do Parque Estadual da Serra do Mar. O local foi colonizado por imigrantes europeus, principalmente italianos, poloneses e alemães, que foram base do desenvolvimento da indústria moveleira da cidade.

“O pedal do Caminhos do Capivary é oportunidade de vivenciar São Bernardo de uma forma diferente, visitar parte da rota ecoturística e estar em contato com a natureza, a exemplo de conhecer a fauna e flora da Mata Atlântica, revisitando, especialmente, uma parcela da história e cultura do nosso município, onde ainda se conserva aspectos do modo de vida das regiões rurais. A iniciativa engloba também importante desafio que envolve a prática da atividade física”, sustentou o secretário municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, José Carlos Gobbis Pagliuca.

A concentração da rota se dará no clube de campo CCS (Estrada Henrique Rosa, 2.000, Jardim Tupã, com estacionamento no local). Com muitas subidas e descidas técnicas, a atividade – paralisada por dois anos em decorrência da pandemia – é indicada para ciclistas que já estão habituados a pedalar com frequência. A organização do evento aponta a necessidade do uso de capacete, luvas e óculos de proteção por questões de segurança.

PARTICIPAÇÃO

As inscrições para a pedalada Caminhos do Capivary são gratuitas e devem ser feitas pelo site: www.saobernardo.sp.gov.br/web/sma. A idade mínima permitida é de 14 anos, acompanhado de maior responsável. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2630-4507.