VOLTAR
  • Variedades

S.Bernardo e Sto.André estão aptas a receber sinal do 5G a partir de janeiro

Municípios estão entre as 20 cidades onde operadoras poderão oferecer internet de 5ª geração no início de 2023; São Caetano e Diadema já tinha sido habilitadas

  • S.Bernardo e Sto.André estão aptas a receber sinal do 5G a partir de janeiro.
    Foto: Diulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/12/2022
  • Compartilhar:

Municípios estão entre as 20 cidades onde operadoras poderão oferecer internet de 5ª geração no início de 2023; São Caetano e Diadema já tinha sido habilitadas

S.Bernardo e Sto.André estão aptas a receber sinal do 5G a partir de janeiro. Foto: Diulgação/PSA-Alex Cavanha

São Bernardo e Santo André estão apta a receber sinal de internet 5G a partir de 1º de janeiro de 2023. As duas cidades estão dentro do pacote de 20 municípios com mais de 500 mil habitantes liberados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para que as prestadoras passem a oferecer o sinal da internet móvel de 5ª geração. São Caetano e Diadema foram as primeiras do ABCD a serem habilitadas.

A decisão foi divulgada pela Anatel última quarta-feira (14/12). Na ocasião, o órgão autorizou também as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz, a faixa de atuação do 5G, a solicitar o licenciamento de estações do 5G em 15 municípios, sendo seis deles com mais de 500 mil habitantes, já a partir da última quinta-feira (15). Até então, o 5G havia sido liberado e ativado apenas nas capitais.

A liberação da Anatel antecipa em cerca de dois anos e meio o prazo para a chegada da nova tecnologia na cidade, já que a estimativa do órgão, no momento do leilão de lotes da frequência 5G, em novembro de 2021, era de que municípios com mais de 500 mil habitantes como São Bernardo e Santo André poderiam estar aptos a receber o 5G até 31 de julho de 2025.

Isso foi possível porque a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF), usada para transmissão do sinal da parabólica e que também será utilizada pelo 5G, realizou a transferência do sinal da parabólica para outra faixa de frequência, deixando a faixa de 3,5 GHz somente para o 5G.

Essa transferência, considerada uma limpeza das faixas de frequência, é necessária para não prejudicar quem assiste TV aberta e gratuita por meio dessa tecnologia de radiodifusão. Kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas serão distribuídos à população. Agora, a ativação do 5G de fato vai depender apenas do planejamento individual de cada prestadora. Para todas as cidades, os compromissos de abrangência previstos no edital começam a vencer em 2025.

Cidades liberadas a partir de 15 de dezembro:

(Dos 15 municípios, seis possuem população de mais de 500 mil habitantes, que teriam a faixa liberada já em 1º de janeiro. Os nove restantes são municípios menores, mas que fazem parte de regiões metropolitanas de capitais, ou são próximos aos municípios maiores).

São Caetano do Sul/SP

Diadema/SP

Ananindeua/PA
Aparecida de Goiânia/GO

Caxias do Sul/RS

Jaboatão dos Guararapes/PE

Joinville/SC

Londrina/PR

 Mesquita/RJ

Nilópolis/RJ

Olinda/PE

Paulista/PE

 São Francisco do Sul/SC

São João de Meriti/RJ

São José/SC

Cidades liberadas a partir de 1º de janeiro:

São Bernardo do Campo/SP

Santo André/SP

Belford Roxo/RJ

Campinas/SP

Campos dos Goytacazes/RJ

Contagem/MG

Duque de Caxias/RJ

Feira de Santana/BA

Guarulhos/SP

Juiz de Fora/MG

Niterói/RJ

Nova Iguaçu/RJ

Osasco/SP

Ribeirão Preto/SP

 São Gonçalo/RJ

São José dos Campos/SP

Serra/ES

Sorocaba/SP

Uberlândia/MG

Vila Velha/ES