VOLTAR
  • Cidades

Roubos caem 53% na região central de São Paulo

Roubos praticados na região central de São Paulo tiveram a redução pela 19ª semana consecutiva, segundo Secretaria de Segurança Pública (SSP)

  • Mais de 390 policiais militares e 205 viaturas, além de um drone, foram mobilizados durante a ação.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 17/08/2023
  • Compartilhar:

Roubos praticados na região central de São Paulo tiveram a redução pela 19ª semana consecutiva, segundo Secretaria de Segurança Pública (SSP)

viaturas da Polícia Militar

Roubos caem 53% na região central de São Paulo. Foto: Divulgação

Entre os dias 7 e 13 de agosto, a polícia registrou 89 roubos nos bairros de Campos Elíseos e Santa Cecília, áreas do 3º e 77º Distritos Policiais, respectivamente. Houve uma queda de 53% nesse tipo de crime, desde que o Sistema de Diagnóstico das Cenas Abertas de Uso foi implementado pela SSP na região central. Na última semana de março (27 a 2 de abril), foram contabilizados 190 roubos.

O número de furtos também registrou uma queda expressiva desde o início do monitoramento implementado pela SSP. Os casos diminuíram 31% no comparativo: de 311 (na última semana de março), para 215, entre os dias 7 e 13 deste mês.

Na comparação com a semana anterior (31 de julho a 6 de agosto), os roubos tiveram uma redução de 5%, passando de 94 para 89 crimes. Já os furtos praticamente não se alteraram, com 215 registros no período.

Na comparação anual (semana a semana), os furtos seguem em queda: de 251 registrados em 2022 passaram para 215 (14% a menos). Os roubos também caíram: de 116, na semana do ano anterior, para 89, de 7 a 13 de agosto (redução de 23%).

Os dois crimes também recuaram neste ano, na comparação mensal com o mesmo período de 2022. Em abril, os furtos e roubos caíram 19% e 8%, respectivamente nas duas regiões. Em maio, os furtos recuaram 22% e os roubos 20%. Já no mês de junho, a diminuição foi de quase 1% nos furtos e 14% nos roubos. Em julho, os roubos despencaram 27% e os furtos se mantiveram praticamente estáveis (2%).

Policiamento na região central

A redução nos índices criminais é resultado de um trabalho intenso das polícias Civil e Militar nos bairros de Campos Elíseos e Santa Cecília, regiões afetadas pelo fluxo da cracolândia.

O aumento no policiamento ostensivo e a deflagração de operações contínuas estão contribuindo na consolidação das melhorias na segurança e refletem um progresso significativo no combate à criminalidade.

“Isso demonstra a eficácia das ações conjuntas entre as autoridades responsáveis pela segurança pública e a comunidade”, informou a Coordenadoria de Análises e Planejamento da SSP.

Ações da polícia

Entre os dias 7 e 13 de agosto, a Polícia Militar realizou 14 operações de prevenção criminal na área do entorno do fluxo de usuários de drogas na região central da capital paulista.

No período, foram realizadas 236 ações ostensivas em pontos de incidência criminal nos dois locais monitorados.

Ainda na área do entorno das cenas abertas de uso na área central, 58 infratores foram presos em flagrante de delito, sendo a maioria pelos crimes de tráfico de drogas (17) e pela prática de roubos (6). Além disso, 20 criminosos procurados também foram capturados e presos.

Nas audiências de custódia, dos 58 presos em flagrante no período, nove tiveram a liberdade provisória concedida pela Justiça. Já os 20 criminosos procurados capturados permaneceram presos.