VOLTAR
  • Cidades

Romu de S.Bernardo recebe homenagem após interceptar desmanche de motos

Especializada da GCM descobriu esquema em residência no Cooperativa durante patrulhamento preventivo no bairro

  • Romu de S.Bernardo recebe homenagem após interceptar desmanche de motos.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 27/07/2023
  • Compartilhar:

Especializada da GCM descobriu esquema em residência no Cooperativa durante patrulhamento preventivo no bairro

GCMs homenageados

Romu de S.Bernardo recebe homenagem após interceptar desmanche de motos. Foto: Divulgação

 

Uma interceptação de desmanche clandestino de motocicletas realizada pela Ronda Ostensiva Municipal (Romu) de São Bernardo – equipe especializada da Guarda Civil Municipal (GCM) – foi reconhecida como ocorrência do mês durante evento de homenagem aos GCMs que se destacaram em suas funções no mês de junho, realizado nesta quinta-feira (27/7). Durante patrulhamento preventivo no bairro Cooperativa/Três Marias, a guarnição avistou uma garagem com uma lona, e dentro dela uma motocicleta suspeita, quando fez a abordagem.

A equipe formada pelo supervisor Nivaldo Toledo da Silva, o GCM 1ª Classe Lucas Alves do Santos, GCM 1ª Classe Paulo Sérgio Monteiro e o GCM 1ª Classe William Antonieto da Silva prontamente fez uma consulta da placa e foi constatado que o veículo era roubado. Um indivíduo que estava no local permitiu a entrada dos agentes, que descobriram mais duas motos, sendo uma com emplacamento original e outra parcialmente desmontada.

O indivíduo confessou aos agentes que uma outra pessoa praticava os furtos/roubos e encaminhava os veículos para desmanche. Ele foi encaminhado ao 8º DP, onde foi constatado que já tinha passagem anterior por roubo. Dentro da residência, o policiamento encontrou 71 peças de motocicleta, três motocicletas roubadas, sete celulares roubados, um simulacro (arma de brinquedo), uma balança de precisão e caderno de anotações.

Secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos fez questão de ressaltar que o trabalho da Romu é referência. “Nossa Romu se tornou um equipamento de segurança importante para a cidade, sendo referência para o Brasil todo. Recebemos muitos elogios com relação à nossa especializada vinda de outras cidades do Estado e de agentes de segurança por todo o País. A Romu é um patrimônio para a nossa sociedade. Parabéns pela ação e por colocar esses criminosos na cadeia”.

O supervisor do grupo enalteceu o trabalho da Prefeitura de São Bernardo no aperfeiçoamento contínuo da tropa. “Esse apoio é fundamental para nós que nos dedicamos a essa instituição que amamos. Quero agradecer ao comando da GCM por incentivar a guarda nos treinamentos e por nos ceder uma estrutura completa para nosso trabalho”, disse Nivaldo.

Guardas municipais são homenageados

Guardas municipais são homenageados em São Bernardo. Foto: Divulgação/PSBC-Marcel Uyeta

FORMAÇÃO EM DESTAQUE – Há 10 anos na guarda, o GCM 1ª Classe Padilha foi homenageado pelos serviços prestados à corporação, atuando em diversas modalidades de policiamento como patrulhamento motorizado, ostensivo a pé, segurança escolar, entre outros. O GCM também contribuiu por muito tempo na Guarda Ambiental e atualmente está no Centro de Formação em Segurança Urbana, contribuindo para a formação da 14ª Turma de GCMs de São Bernardo. “Agradeço direta e indiretamente às chefias que acreditaram no meu trabalho e por me darem essa oportunidade de atuar na formação dos novos GCMs. Podem continuar confiando em mim”, declarou Padilha.

ROMU – Criada em 7 de dezembro de 2016 com o intuito de ser uma equipe com formação voltada para o policiamento preventivo e ostensivo, a Romu é especializada em técnicas e equipamentos específicos voltados ao atendimento de ocorrências de maior complexidade.