VOLTAR
  • Política

Reitor da USCS estuda ampliar para 24h atendimento do Hospital Veterinário

Leandro Prearo também anuncia nova UBS e Centro Odontológico com 30 consultórios no Centro de São Caetano

  • Reitor da USCS estuda ampliar para 24h atendimento do Hospital Veterinário.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 27/07/2023
  • Compartilhar:

Leandro Prearo também anuncia nova UBS e Centro Odontológico com 30 consultórios no Centro de São Caetano

Leandro Prearo

Reitor da USCS estuda ampliar para 24h atendimento do Hospital Veterinário. Foto: Divulgação

O Reitor da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), Leandro Prearo, disse que a instituição estuda ampliar para 24h atendimento do Hospital Veterinário da cidade, que atende 350 pets por semana e superou todas as expectativas já que a previsão era quatro vezes menos. Outra novidade anunciada pelo reitor é construção de uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde) e de um Centro Odontológico com 35 consultórios no Centro da cidade. Veja abaixo a íntegra da entrevista exclusiva concedida ao ABCD Jornal.

ABCD Jornal –  Poderia fazer um balanço de sua gestão frente à USCS?

Leandro Prearo – A marca da nossa gestão, desde o início nós temos dito, que é colocar a USCS pra além dos muros. Então, levar a sociedade tudo o que é feito dentro da universidade. A universidade parar de produzir somente pra dentro de sua própria biblioteca. Então, tudo o que é produzido nos outros cursos, a gente tem o mantra de que tem de oferecer algum serviço pra sociedade ou pesquisa que gere impacto na comunidade. É isso que a gente tem feito desde o começo em várias e várias ações, desde o hospital veterinário que é mais recente até os atendimentos na área jurídica, atendimentos na fisioterapia. Enfim, todos os cursos têm alguma contribuição pra dar de imediato à sociedade de São Caetano e região.

ABCD Jornal – Qual foi o seu principal desafio?

Leandro Prearo – Eu assumi no início da pandemia. Então, o grande desafio inicial foi colocar a faculdade em 10 dias para funcionar de forma remota. Esse foi um grande desafio aqui dentro e que a gente conseguiu, pois fizemos uma grande parceria com a Google e em 10 dias todos os nossos alunos estavam tendo aulas online e ao vivo e deu super certo. E com a pandemia também a gente conseguiu as parcerias com o Butantan e com a Janssen pra testar as vacinas e isso também foi um grande sucesso. É uma construção difícil no começo por causa também do momento de pandemia, mas que foi um sucesso a médio prazo e levou a USCS pra um  outro patamar em pesquisa clínica e saúde no Brasil e internacionalmente também.

ABCD Jornal – Poderia falar qual o envolvimento da USCS em relação à saúde animal?

Leandro Prearo – Na saúde animal o governo tem um grande plano de saúde animal que vai desde castração, RG animal , chipagem, a unidade básica de saúde animal e que culmina com o hospital veterinário. Então, a USCS construiu um Hospital Veterinário ligado ao curso de Veterinária. Um hospital moderno com mais de 1000 m²,  que é um hospital universitário. Então, tem os professores doutores e pesquisadores junto com os alunos dando atendimento e que faz parte desse grande projeto do governo de saúde animal. Tem sido um sucesso. A gente projetou 350 atendimentos no mês e estamos fazendo quase 350 atendimentos por semana. Então, dada a demanda que a população de São Caetano tem; muitas cirurgias, muitos exames de raio-x, tomografia, exames laboratoriais, de sangue, etc . Enfim, tem sido um sucesso. Se passarmos em frente ao hospital agora, eu tenho certeza que encontraremos pelo menos 20 ou 30 pessoas com seus animaizinhos ali agora.

ABCD Jornal – Leandro, existe todo esse envolvimento da USCS em relação a essa questão animal, mas muitas pessoas não sabem que é a universidade que está por trás disso. Como fazer chegar essa informação na comunidade de que é a USCS que coordena tudo?

Leandro Prearo  –  Olha eu acho que há um processo de comunicação da universidade que chega,  mas chega devagar,  pois é uma universidade pública. Nós não temos Globo pra mostrar em propaganda nem é o nosso intuito, mas eu acho que o boca a boca, tendo em vista que as pessoas têm saído muito felizes do hospital veterinário. E esse número gigante de atendimentos que a gente vem fazendo com qualidade leva ao boca a boca e as pessoas com o tempo vão ficar sabendo que é um hospital universitário e tem a USCS ali trabalhando.

ABCD Jornal – Leandro, você é um dos nomes cotados pra ser candidato a prefeito em 2020. É pré-candidato mesmo?

Leandro Prearo – Eu acredito o seguinte, ninguém é candidato por si mesmo. Eu acredito que estar na política é representar um grupo político, uma ideia de cidade, um modelo de gestão. E hoje eu participo de um projeto político liderado pelo prefeito Auricchio. Então, a escolha pra sucessão de um candidato x ou y vai passar por um amplo debate nesse grupo político liderado pelo Auricchio, mas eu acredito que não vai ser esse ano, vai ser no ano certo, no ano que vem. Agora, eu pessoalmente , claro que me sinto muito orgulhoso de meu nome estar sendo citado e ficaria muito feliz de estar nessa disputa e depois estar à frente de São Caetano, mas não é o ano pra se discutir isso. A gente tem dezenas de projetos aqui na universidade que tem de construir e consolidar. Então, no momento  certo esse grupo político vai debater e discutir sobre essa possibilidade.

ABCD Jornal – Enquanto,  não existe uma definição quais são os seus planos?

Leandro Prearo – Levar esses grandes projetos que a universidade tem a crescer ainda mais. A gente falou da saúde animal, esse projeto foi um sucesso e deve crescer. A gente ainda está estudando pra um atendimento emergencial aos finais de semana, nas madrugadas e esses são alguns projetos que estamos desenhando. A gente também cresceu muito em pesquisas clínicas e vacinas que eu te disse e isso fez com que a indústria farmacêutica começasse a procurar muito a universidade. Então, a gente está testando, eu levantei hoje com o chefe do setor, mais dez outros remédios: remédio pra tratamento de Covid, remédio pra tratamento de pneumonia, tuberculose, HIV, tudo a gente está fazendo testes clínicos. Cresceu tanto essa área que a gente deve inaugurar nos próximos 30 dias, na última semana de agosto, um prédio próprio só pra pesquisa clínica, somente para vacinas e testagem de vacinas e remédios. Então, a gente quer consolidar muito essa área. Enfim , a gente quer consolidar todos os nossos projetos que tm atendimento direto na comunidade. Claro, sem esquecer do ensino de qualidade, pois a qualidade é a palavra chefe aqui na construção do nosso ensino de professores e alunos.

ABCD Jornal – Como estão esses estudos em relação à testagem da vacina contra o HIV?

Leandro Prearo – Na verdade são remédios. É muito difícil essa questão da indústria farmacêutica, eu posso citar que a gente está fazendo testagem, mas não posso ir muito além disso, pois existem os contratos que não nos permite aprofundar o que está sendo feito. Há os contratos, mas esses de remédios eles são sigilosos. E com relação às vacinas, a gente terminou a Janssen e a Coronavac recentemente e está nesse momento agora testando a Butanvac que é aquela 100% do Butantan. Então é uma terceira vacina que a gente está testando.

ABCD Jornal – Estão envolvidos nesse projeto da Butanvac, então?

Leandro Prearo – Sim , nesse momento a gente está fazendo testagem de Butanvac . Inclusive, está com o projeto de seleção abertos para as pessoas participarem. Tem todo um critério, se quiser entrar lá no site do CPCUSCS, pois tem que ter tomado vacina nos últimos 120 dias, mas a gente está fazendo nesse momento testagem da Butanvac.

ABCD Jornal – Poderia falar um pouquinho mais sobre a possibilidade de ampliação de serviços do hospital veterinário nas madrugadas e nos finais de semana.

Leandro Prearo – Hoje em dia o hospital funciona em horário comercial, né? E ele atende urgência e emergência, mas praticamente o hospital ele recebe pacientes enviados da unidade básica de saúde. Então, se você tem um animalzinho que precisa de uma consulta, você vai primeiro na unidade básica de saúde e se for necessário cirurgia, exame ou alguma coisa mais complexa manda pro hospital, certo? Hoje funciona assim e funciona bem. No entanto, a ideia é que com o tempo a gente construa a possibilidade do atendimento aos finais de semana e nas madrugadas, sendo eles de emergência e urgência. Então, você tem o seu animal que está com alguma questão de urgência no sábado à noite você tem onde levar. É um projeto ainda prematuro, pois a gente ainda está entendendo o tamanho dessa demanda. Eu te disse, a gente construiu algo, e na verdade está sendo muito maior do que isso. Então,  nesses próximos meses a gente quer entender o tamanho disso pra contratar o número certo de profissionais e pra desenhar isso direitinho.

ABCD Jornal – Quais são os planos da USCS para este ano, além desses que relatou? Tem alguma novidade que possa nos informar?

Leandro Prearo – Olha, como eu te disse o CPC (Centro de Pesquisas Clínicas), a gente  já deve inaugurar, a ampliação do hospital veterinário, a gente vai lançar um novo centro odontológico. Nós iremos anunciar esse novo centro com o prefeito na terça-feira. Ele será dentro do campus da USCS, no centro mesmo. Esse novo centro contará com trinta consultórios e com uma capacidade de atendimento de 1.500 munícipes por mês. Então é um centro da USCS que ainda está integrado com o atendimento do governo. Então, esse seria o terceiro centro odontológico de atendimento em São Caetano. A gente precisou fazer isso, pois cresceu e muito o número de alunos da odontologia na USCS. E também  a gente vai começar a oferecer pós-graduação etc. Então, vem aí um novo centro odontológico. O prefeito, apesar de não ter feito o anúncio oficial, ele já anunciou na última live que ele fez que nós vamos lançar uma UBS, vamos construir uma UBS no Centro, dentro do campus da USCS que a própria universidade irá gerenciar. Será moderna, a mais moderna do município com 1000 m² e que os alunos irão participar. Vai ser uma UBS bem legal e também uma grande novidade e que nossos alunos dos nossos cursos de medicina vão poder usar. A gente vai ampliar também no segundo semestre o USCS Comunidade, que a gente já fez um no bairro Prosperidade. O que é o USCS Comunidade? É levar todos os serviços que a gente tem desde da pedagogia até a fisioterapia para os bairros. Então, a gente vai para os 15 bairros.

Veja vídeo com a entrevista concedida ao ABCD Jornal