Ribeirão Pires se torna cidade-irmã de Chechelnyk na abertura da FLIRP 2023
Cidade ucraniana é terra natal de Clarice Lispector, homenageada na segunda edição da Feira Literária de Ribeirão Pires
Cidade ucraniana é terra natal de Clarice Lispector, homenageada na segunda edição da Feira Literária de Ribeirão Pires
A FLIRP 2023 foi oficialmente iniciada com a assinatura do termo cidades-irmãs entre Ribeirão Pires e Chechelnyk, Ucrânia, cidade natal de Clarice Lispector. Lei de autoria do Executivo foi sancionada pelo prefeito Guto Volpi, que esteve acompanhado de representantes da comitiva ucraniana. O ato solene marcou o início da segunda edição da FLIRP, que neste ano contará com mais de 30 editoras confirmadas, mesas de conversa e painéis, escritores convidados, programação cultural e gastronomia.
Em entrevista coletiva, o prefeito Guto Volpi não escondeu a satisfação de firmar o termo de cidade-irmã com Chechelnyk. “É um dia de ouro para Ribeirão Pires. É uma honra poder selar a amizade com a Ucrânia através da cultura e de Clarice Lispector, que é nossa homenageada na FLIRP 2023”, disse.
Presente na assinatura do termo, Vitório Sorotiuk, presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileiro, descreveu o sentimento. “É um amor que não se apaga. É o que o prefeito Guto tem demonstrado à nossa comunidade ucraniana”, citou.
Em seu gabinete, o prefeito Guto Volpi recebeu a comitiva ucraniana e foi realizada uma troca de presentes entre brasileiros e ucranianos. Os presentes foram feitos por artistas de Ribeirão Pires. A comitiva ucraniana também ofereceu presentes à cidade, como um Pêsseka, que é símbolo da cultura ucraniana.
Produções literárias
Produções literárias, apresentações artísticas, intervenções culturais entre outras atividades da FLIRP 2023 – Feira Literária de Ribeirão Pires atraíram o público para as ruas centrais da cidade neste sábado (28). O evento, que nesta segunda edição celebra o legado de Clarice Lispector e à democratização do acesso ao livro, teve como ponto alto a participação do escritor Itamar Vieira Jr, no Palco ‘Clarice’.
“Antes de ser escritor, sou leitor. Teve um momento em que eu lia tanto os textos da Clarice [Lispector] que eu queria escrever como ela, o que é impossível. A escrita era tão visceral para ela que isso me fez pensar a escrita dessa maneira, como parte de nós, não algo como distração ou como na necessidade de um trabalho”, comentou Itamar Vieira Jr.
Primeira vez na FLIRP, Francisco Vaz, 52 anos, ficou feliz em ver mais um evento acessível em Ribeirão Pires. “Vimos a chamada do evento na TV, e ficamos com vontade de trazer a Bianca. Precisamos retomar esse hábito da leitura e essa é a oportunidade”, comentou. Acompanhado por Bianca Beamates, 27 anos, que mora há alguns anos na Bahia, Francisco está aproveitando os dias com a família para ter momentos de lazer. “Fomos ao Miss e Mister Melhor Idade, agora aqui na Flirp. Tenho certeza de que irei em mais eventos. Está tudo maravilhoso”, completou.
Natalia Montemor Pinto, moradora de Santo André, fez questão de trazer os filhos – Vinícius e Aurora – para essa imersão cultural. “Estávamos aqui perto e aí aproveitamos para incentivar os pequenos sobre a importância do hábito da leitura. Temos lido menos livros do que deveríamos”, completou.
Esse tipo de incentivo de uma mãe tornou o sonho do pequeno escritor Miguel Ângelo Nascimento uma realidade. “Quando lancei o meu livro ano passado, ele disse para uma amiga que também queria escrever. Tanto eu quanto o pai demos total apoio, compramos lápis aquareláveis para ele ilustrar e está aí o resultado: ‘Cada dinossauro é de um jeito – Dinossauros e fatos’, comentou a mãe Sara Andreozzi Petrilli do Nascimento.
Autor do livro “A Mão de Edgar Allan Poe”, Claudio Feldman, 80 anos, morador de Santo André e membro da Academia de Letras do Brasil (Brasília), elogiou a receptividade e acolhimento durante a FLIRP. “Participei da edição passada e fiquei encantado. Serve de motivação para continuar lançando meus livros, já são 60 até agora”, completou.
Domingo de FLIRP 2023
– A Feira Literária de Ribeirão Pires continua neste domingo, 29 de outubro, das 8h30 às 19h nas ruas centrais da Estância – Felipe Sabbag, Leonardo Mecca, Domingos Morgado – e Paço Municipal. Destaques de amanhã ficam por conta da presença de Beth Goulart na mesa 11 – “Clarices: persona e personagem”, no Palco Clarice; e o show com Moacyr Franco, que marca também o encerramento da programação do mês do Idoso, em Ribeirão Pires. A entrada para a FLIRP é social, ou seja, a doação de 1kg de alimento não-perecível ou 1 kg de ração para pet.