VOLTAR
  • Economia

Ribeirão Pires oferece descontos no IPTU para terrenos com Áreas Verdes

Iniciativa tem como objetivo incentivar a preservação da cidade, que está 100% em região de Proteção e Recuperação de Mananciais

  • Ribeirão Pires oferece descontos no IPTU para terrenos com Áreas Verdes.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 18/10/2023
  • Compartilhar:

Iniciativa tem como objetivo incentivar a preservação da cidade, que está 100% em região de Proteção e Recuperação de Mananciais

Árvores

Ribeirão Pires oferece descontos no IPTU para terrenos com Áreas Verdes. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ribeirão Pires continua a promover iniciativas que visam a preservação ambiental. Por meio do programa IPTU Verde, os moradores que possuem terrenos com áreas de mata nativa podem solicitar descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A iniciativa tem como objetivo incentivar a manutenção e criação de espaços de vegetação nativa.

A secretária de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Andreza Araújo, destaca a importância do incentivo à manutenção de áreas verdes na cidade. “Nossas matas desempenham um papel fundamental na qualidade de vida dos cidadãos, contribuindo para o bem-estar, a saúde, e a beleza da cidade. Além disso, a preservação delas é essencial para a proteção da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do País. Ao oferecer descontos no IPTU para terrenos com áreas verdes, estamos incentivando nossos munícipes a se tornarem parceiros na conservação desse patrimônio natural, construindo um futuro mais sustentável e saudável para todos”.

O desconto de IPTU para áreas verdes é uma oportunidade para os moradores contribuírem para a preservação do meio ambiente, enquanto economizam em seus impostos. “Se você possui terrenos com áreas verdes, não perca a chance de participar desse programa e colaborar para um futuro mais verde e saudável para Ribeirão Pires”, conclui Andreza.

O que fazer?

Os interessados em obter o desconto no IPTU devem fazer a solicitação até 15 dias úteis do primeiro vencimento do imposto. A solicitação pode ser feita por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano. É necessário apresentar alguns documentos, incluindo a matrícula imobiliária, escritura ou contrato de compra e venda, certidão de uso do solo, fotos do local, cópias do RG, CPF e IPTU, comprovante de endereço, procuração se necessário, e contrato social, no caso de empresas. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, o contato pode ser feito pelo telefone 4824-9109, ramal 03.