VOLTAR
  • Cidades

Ribeirão Pires inaugura nova sala de acolhimento do aplicativo Ana

Em ato solene realizado na sede da Guarda Civil Municipal , a nova sala de acolhimento foi entregue nesta quinta-feira

  • Ribeirão Pires inaugura nova sala de acolhimento do aplicativo Ana.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 31/08/2023
  • Compartilhar:

Em ato solene realizado na sede da Guarda Civil Municipal , a nova sala de acolhimento foi entregue nesta quinta-feira

Na comemoração dos dois anos de criação da Patrulha Maria da Penha, unidade especializada da GCM (Guarda Civil Municipal) de Ribeirão Pires para o atendimento a mulheres, a Prefeitura de Ribeirão Pires inaugurou, nesta quinta-feira (31/08), a sala de acolhimento do aplicativo Ana. A partir de agora, moradoras com medidas protetivas contra agressores contarão com espaço privativo para orientações sobre o uso da tecnologia que possibilita, em casos de risco, o acionamento das forças de segurança municipais com apenas um clique no celular.

“A Prefeitura está fortalecendo as ações da rede de proteção às moradoras que vivem algum tipo de violação de direito, seja por agressões físicas, violência psicológica, entre outros. E uma parte fundamental deste trabalho é feito pela GCM, que está recebendo investimentos para ampliar e aperfeiçoar os acolhimentos e serviços prestados”, destacou o prefeito Guto Volpi, durante cerimônia de inauguração da sala.

Sala de acolhimento do aplicativo Ana

Ribeirão Pires inaugura nova sala de acolhimento do aplicativo Ana. Foto: Divulgação

Lançado em 2022, o aplicativo Ana conta com 13 mulheres cadastradas, além de 80 moradoras com medidas protetivas que recebem acompanhamento integral da Guarda Municipal e da Prefeitura de Ribeirão Pires. A nova sala fica localizada na sede da GCM (Rua Águida Tori Sortino, 115) e tem como objetivo realizar atendimento acolhedor e com um ambiente humanizado, que também conta com brinquedoteca para vítimas com filhos.

“Nossa Patrulha Maria da Penha está à disposição 24 horas por dia, todos os dias da semana, e esse é o nosso diferencial. Na nova sala faremos o primeiro acolhimento e todos os dados e informações coletadas serão fundamentais para a proteção da moradora”, explicou a comandante da Guarda Municipal, Neide Aparecida.

Patrulha Maria da Penha

O ato solene de inauguração da Sala de Acolhimento do ANA contou com a presença do Guarda Civil de Paulínia, Diogo Ferreira. Foto: Divulgação

Para ter acesso ao aplicativo, a mulher vítima de violência, com medida protetiva, deve comparecer à sede da GCM. No local, a equipe da Patrulha Maria da Penha realiza a instalação do ANA e os testes necessários. Com a tecnologia instalada, em apenas dois cliques, a mulher consegue acionar as forças de segurança com o ‘botão do pânico’.

O ato solene de inauguração da Sala de Acolhimento do ANA contou com a presença do Guarda Civil de Paulínia, Diogo Ferreira, idealizador do aplicativo.

Idealizador do aplicativo Ana, Diogo Ferreira, Guarda Civil de Paulínia falou sobre o sentimento e inspiração para criação da tecnologia. “É uma satisfação muito grande saber que estamos ajudando pessoas de outros municípios. Em 2018, me acendeu uma luz tendo em vista o alto número de casos de violência doméstica”.

Veja entrevista coletiva do prefeito Guto Volpi