VOLTAR
  • Cidades
  • Ribeirão Pires

Ribeirão Pires ganha troféu por se destacar no índice de Fluência Leitora

Município ganou troféu e ficou entre os 60 melhores do Estado de São Paulo; 600 cidades participaram da avaliação

  • Ribeirão Pires ganha troféu por se destacar no índice de Fluência Leitora.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 21/02/2024
  • Compartilhar:

Município ganou troféu e ficou entre os 60 melhores do Estado de São Paulo; 600 cidades participaram da avaliação

Indice de Fluência Leitora

Ribeirão Pires ganha troféu por se destacar no índice de Fluência Leitora. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ribeirão Pires recebeu troféu “Município Destaque na Alfabetização”, elaborado pelo Governo do Estado de São Paulo, e que contemplou as 60 melhores cidades, dentre 600 que participaram, e que atingiram altos índices no IFL (Índice de Fluência Leitora) em 2023 e 2024. A solenidade ocorreu na Sala São Paulo, na manhã desta terça-feira (20).

A premiação serve para destacar a atuação do município para estabelecer a leitura fluente na faixa etária correta, que é até o 2º ano do ensino fundamental, ou sete anos de idade. Para se ter ideia, em avaliação de fluência que ocorreu no final do ano passado, Ribeirão Pires atingiu índice de 76% de estudantes que atingiram as metas de leitura.

Durante o evento, a secretária de Educação e Cultura, Rosi de Marco, subiu ao palco da Sala São Paulo para receber a premiação da equipe do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A titular da pasta também representou o prefeito da Estância, Guto Volpi.

“Esse é o resultado de profissionais que se dedicam muito para fazer da Educação de Ribeirão Pires um modelo a ser seguido. Esse prêmio espelha a atuação da Prefeitura, que atua buscando sempre a manutenção da qualidade da Educação para nossos estudantes”, declarou Rosi.

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, mantém atividades que estimulam a leitura e a escrita para que seus estudantes atinjam as metas estabelecidas pelo PNE (Plano Nacional de Educação) e também do PME (Plano Municipal de Educação).

Alfabetiza Juntos SP

Antes da premiação aos municípios que se destacaram na Fluência Leitora, o Governo do Estado de São Paulo lançou o programa Alfabetiza Juntos SP, iniciativa que pretende unir os 645 municípios com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os sete anos de idade.

A meta do Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de crianças leitoras até o fim da atual gestão, em 2026. Para isso, a Secretaria Educação do Estado de São Paulo vai enviar material didático aos municípios, formar seus professores e ampliar a aplicação da Avaliação da Fluência Leitura.