VOLTAR
  • Cidades
  • São Caetano

São Caetano continua sendo destaque na área da Educação e recebe prêmio

Prêmio foi concedido com base na Avaliação de Fluência Leitora, realizada pelo governo estadual

  • São Caetano recebe Prêmio Destaque em Alfabetização, do Governo do Estado.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 21/02/2024
  • Compartilhar:

Prêmio foi concedido com base na Avaliação de Fluência Leitora, realizada pelo governo estadual

Crianças lendo

São Caetano recebe Prêmio Destaque em Alfabetização, do Governo do Estado. Foto: Divulgação

São Caetano do Sul foi uma das cidades vencedoras do Prêmio Destaque em Alfabetização, na categoria Maior Percentual de Leitores. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (20/2), por ocasião do lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP, do Governo do Estado de São Paulo.

A totalização dos resultados no Estado indicou que 64% dos estudantes com até 7 anos foram considerados leitores iniciantes ou fluentes. Em São Caetano, este percentual é maior: 73% (39% em fase inicial e 34% fluentes). A cidade é a nona entre os municípios paulistas com mais de 100 mil habitantes.

O prêmio foi concedido com base na Avaliação de Fluência Leitora, realizada pelo governo estadual no ano passado para mensurar o desempenho individual dos alunos de escolas estaduais e municipais na leitura e compreensão de textos escritos.

Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental foram avaliados por meio de um aplicativo de celular que gravou a leitura de um texto. Foram consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguiram ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto e entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado), atingindo 97% de precisão na leitura.

Por esse desempenho, São Caetano foi um dos 60 agraciados com o prêmio Maior Percentual de Leitores. Outros 60 municípios receberam o prêmio “Maior Percentual de Crescimento entre as Avaliações Diagnóstica e Somativa”.

ALFABETIZA JUNTOS SP

Por intermédio do programa Alfabetiza Juntos SP, o governo paulista pretende alfabetizar 90% das crianças com 7 anos de idade até 2026. Para atingir a meta, a Secretaria da Educação enviará material didático aos mais de 600 municípios participantes do programa, além de colaborar com a formação de professores.