VOLTAR
  • Cidades

Região do ABCD se mobiliza para ajudar moradores de Brumadinho

 Vários pontos de arrecadação foram montados para receber donativos, como alimentos, roupa, materiais de limpeza e higiene

  • Desastre ambiental em Brumadinho chocou o País.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 27/01/2019
  • Compartilhar:

 Vários pontos de arrecadação foram montados para receber donativos, como alimentos, roupa, materiais de limpeza e higiene

 

brumadinho

Desastre ambiental em Brumadinho chocou o País. Foto: Divulgação

 

 Moradores da Região do ABC começaram a se mobilizar para conseguir arrecadar itens de assistência às vítimas do desastre ambiental em Brumadinho, em Minas Gerais, onde uma barragem de mineração da mina de Feijão, da empresa Vale, rompeu na tarde de sexta-feira (25/01) e atingiu parte da comunidade da Vila Ferteco e a área administrativa da companhia. Centenas de pessoas estão desaparecidas e outras foram resgatadas.

Em São Caetano, a arrecadação de itens é coordenada pela primeira dama, Denise Auricchio. Neste momento de tristeza e solidariedade, peço a sua ajuda para que possamos arrecadar alimentos não-perecíveis, água, roupas, calçados e produtos de higiene para os nossos irmãos de Brumadinho, Minas Gerais, vítimas do rompimento da barragem. O Fundo Social de Solidariedade (Rua Antônio Bento, 140), estará aberto neste domingo (27/01), como ponto de arrecadação em São Caetano. Sua ajuda é fundamental e, certamente, será muito importante para minimizar a dor de milhares de famílias”, afirmou

Vários shoppings na Região também montaram lojas solidária no Piso 1 para arrecadação de alimentos não perecíveis, água mineral, roupas, calçados, materiais de higiene e limpeza.

Quatro pontos de arrecadação também foram montados em Diadema: prefeitura, Guarda Municipal, Defesa Civil, Defesa Social, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. A arrecadação iria até 1º de fevereiro, mas neste domingo a Prefeitura emitiu um comunicado neste domingo de que a ação foi suspensa porque houve informação de Brumadinho de que as doações já recebidas são suficientes para atender a comunidade.

O caso de Brumadinho ocorre mais de três anos depois de uma barragem de rejeitos de mineração da Samarco, joint venture da Vale e da BHP, ter se rompido em Mariana (MG), matando 19 pessoas e causando o pior desastre ambiental do Brasil.

O novo rompimento de uma barragem em Minas Gerais remete a questões sobre a segurança de respectivas estruturas. De acordo com relatório da ANA (Agência Nacional de Águas) divulgado no final de 2018, o número de barragens indicadas como mais vulneráveis aumentou de 25 em 2016 para 45 em 2017.

Conheça alguns pontos de arrecadação de donativos no ABCD

Santo André

Santo André Solidária – Shopping ABC
Av. Pereira Barreto, 42 – Vila Gilda

Santo André Solidária – Shoppinho Santo André
R. Cel. Oliveira Lima, 410 – Centro

Santo André Solidária – Atrium Shopping Santo André
Rua Giovanni Battista Pirelli, 155 – Vila Homero Thon

São Bernardo

Amity Pet Shop
Alameda Dona Tereza Cristina, 539 Nova Petrópolis

São Caetano

Fundo Social de Solidariedade de São Caetano – Rua Antônio Bento, 140

Park Shopping São Caetano
Alameda Terracota, 545 – Piso L3

Colégio Externato Santo Antônio.
Rua São Luiz, 80 – Centro (Ao lado do Habib’s da Av. Goias)

Barcelona Pet Resort
Rua Conselheiro Lafayette, 351 – Bairro Barcelona.

ONG SOS Cidadania Animal (Doação de ração para gatos e cachorros)
Rua Espírito Santo, 746