VOLTAR
  • Santo André
  • Variedades

Rede D’Or entrega Centro Aproximar em Santo André

 Iniciativa da Rede D’Or endereçada às famílias e seus entes com TEA visa oferecer um tratamento adaptado a cada paciente

  • Rede D’Or entrega Centro Aproximar em Santo André.
    Foto: Divulgaçao
  • Por: Redação
  • Publicado em: 02/04/2024
  • Compartilhar:

Iniciativa da Rede D’Or endereçada às famílias e seus entes com TEA visa oferecer um tratamento adaptado a cada paciente

Centro Aproximar

Rede D’Or entrega Centro Aproximar em Santo André. Foto: Divulgação

Neste ano, familiares e seus entes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), moradores da Região do Grande ABC, têm um motivo a mais para celebrar na próxima terça-feira, 2, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo: a inauguração do Centro APROXIMAR, na cidade de Santo André.

A iniciativa pioneira é parte do esforço da Rede D’Or em conceber espaços com a ambiência necessária para acolher famílias e suas crianças e adolescentes com TEA. Essa primeira unidade servirá como um modelo do Centro APROXIMAR, que em breve deve se espalhar para outros territórios pelo Brasil afora.

O corpo técnico que irá atuar nessa primeira unidade é composto por profissionais das seguintes áreas de atuação: Neuropediatria; Psicologia; Neuropsicologia; Fonoaudiologia; Terapia Ocupacional; Psicopedagogia; e Serviço Social.

Por meio de uma abordagem multiprofissional, obedecendo às evidências científicas sobre a condição, o Centro APROXIMAR oferece um espaço no qual a família é inclusa na proposta terapêutica, de acordo com orientação dos profissionais, para que a pessoa autista e com transtorno do neurodesenvolvimento tenha uma inclusão social, além de uma vida saudável.

O local escolhido para abrigar o primeiro Cento APROXIMAR foi cuidadosamente escolhido em uma região na qual fica próximo de outro serviço de saúde da Rede D’Or, o Hospital e Maternidade Brasil, que eventualmente pode servir como suporte em casos ambulatoriais, além de situação que necessite de uma abordagem de urgência e emergência.

Em relação à dimensão do imóvel, o prédio conta com acessibilidade com rampas e elevador para deslocamento interno; uma ampla recepção; uma brinquedoteca; consultórios médicos; espaços para terapia individual e em grupo; salas para terapia ocupacional; uma cozinha experimental; e banheiros adaptados para treinamentos de atividades de vida diária. Também, dispõe de auditório para realização de cursos e treinamentos presenciais e à distância; coworking e uma área de descanso para a família.

Nesse primeiro momento, o Centro APROXIMAR está disponível para pacientes com TEA cobertos pelo plano de saúde SulAmérica.

Serviço – Centro APROXIMAR – Rua Laura, 457 – Jardim Bela Vista, Santo André, SP