VOLTAR
  • Política
  • Santo André

Racha na base governista de Sto.André adia votação de título de cidadão para Tarcísio

Projeto é do vereador Lucas Zacarias, filho do vice-prefeito que vai enfrentar grupo do prefeito Paulinho Serra nas urnas

  • Projeto é do vereador Lucas Zacarias, filho do vice-prefeito que vai enfrentar grupo do prefeito Paulinho Serra nas urnas.
    Foto: Divulgação
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 17/04/2024
  • Compartilhar:

Projeto é do vereador Lucas Zacarias, filho do vice-prefeito que vai enfrentar grupo do prefeito Paulinho Serra nas urnas; oposição encara medida como mais uma retaliação

Lucas Zacarias

Projeto é do vereador Lucas Zacarias, filho do vice-prefeito que vai enfrentar grupo do prefeito Paulinho Serra nas urnas. Foto: Divulgação

A Câmara de Santo André adiou, nesta terça-feira (16/04), projeto que concederia ao governador Tarcísio de Freitas o título de cidadão honorário da cidade. A matéria foi adiada por 20 sessões a pedido da própria base governista que segue rachada em virtude do posicionamento do vice-prefeito, Luiz Zacarias, ao se colocar como pré-candidato à Prefeitura.

De autoria do filho do vice, o vereador Lucas Zacarias, o projeto adiado é mais um capítulo na novela da retaliação protagonizada pelo prefeito Paulinho Serra junto a família de “adversários”.

“Meus requerimentos foram todos adiados e fico triste porque agora um vereador não pode fazer requerimento ao governo, ainda mais eu que sou da base, meu pai é o vice-prefeito, voto tudo junto com o governo. Não sei se isso chega a ser pessoal, mas é uma situação muito triste. Sou da base, ajudamos a construir o projeto do prefeito Paulo Serra desde o início e não é agora por causa de uma diferença política, que vão começar com esses melindres”, criticou Lucas. Além do título ao governador, outros dois requerimentos do parlamentar tiveram a votação adiada.

O vereador Márcio Colombo, que atuou como líder do governo na sessão desta terça-feira, disse que não há nenhum tipo de perseguição política e criticou a atitude de Zacarias.

“O vereador Lucas Zacarias é um péssimo articulador. Ele fez um projeto para homenagear o governador de maneira isolada, sem conversar com os demais que também têm interesse em conceder esse título de cidadão”, afirmou Colombo.

O parlamentar também disse que chegou a pedir para que Zacarias adiasse a matéria para que todos pudessem conversar, mas ele se recusou. “Tramita na Casa, de maneira diferente, outro projeto com o mesmo objetivo em nome de todos os vereadores que querem dar essa honraria ao Tarcísio. É muito provável que seja aprovado na próxima terça-feira. Inclusive o próprio Lucas, caso deseje, pode assinar o projeto como coautor. Não há perseguição, foi pura inabilidade política dele mesmo.”

Veja vídeo de Lucas Zacarias na tribuna da Câmara:

 

A perseguição

O último “incidente” aconteceu na última semana durante um evento em que o prefeito não permitiu que Luiz Zacarias se aproximasse e colocasse a mão em seu ombro para compor uma foto. Vídeos circulam nas redes sociais e o grupo de Zacarias diz que prefeito teria pronunciado uma palavra não muito apropriada para quem era aliado até pouco tempo.

Foi também durante outra foto que se instalou um clima tenso entre os dois. No ato de abertura da Feira da Fraternidade, a primeira-dama Ana Carolina Serra tentou impedir que o vice aparecesse na imagem e pediu que o secretário André Scarpino se posicionasse à frente do adversário, que acabou “driblando” a barreira.

No final de março, a sessão solene que seria promovida em homenagem ao aniversário da Acisa (Associação Comercial) foi cancelada no dia em que seria realizada com a justificativa oficial de um problema na energia elétrica da Câmara. Os próprios parlamentares governistas, porém, comentaram nos bastidores que o cancelamento se deveu a um boicote político.

Zacarias, o vice, havia assinado um convite eletrônico chamando as pessoas para a sessão e o projeto que deu origem à homenagem foi de autoria de Lucas.

Mais de 40 cargos comissionados indicados pelo vice também foram demitidos após o anúncio da pré-candidatura a prefeito. A chave do elevador usado somente pelo prefeito, secretários e vice também foi trocada para que Zacarias não utilizasse o equipamento exclusivo para autoridades.