VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Quer se aventurar? ABCD tem várias trilhas em parques e matas

Muito verde e belezas naturais são apreciados durante as caminhadas

  • Trilhas em Paranapiacaba podem ser realizadas com monitores.
    Foto: Divulgação/PSA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 07/04/2018
  • Compartilhar:

Entre as opções estão as de Vila de Paranapiacaba, Parque Pedroso, Estoril, Gruta Santa Luzia e Caminho do Mar

Quer se aventurar e curtir a natureza? O ABCD oferece várias trilhas a serem feitas em parque e matas. Uma das melhores opções para os aventureiros está na Vila de Paranapiacaba, em Sano André, onde se conserva várias espécies da Mata Atlântica.

 

Trilhas em Paranapiacaba podem ser realizadas com monitores. Foto: Divulgação/PSA

Por ser próxima à Serra do Mar, o local tem muita neblina típica, alem de belezas naturais, onde podem ser feitas as caminhadas nas trilhas.
O local tem cinco delas abertas à visitação e dois Núcleos de Interpretação Ambiental (Olho d´Água e Tanque do Gustavo)

Entre as s cinco trilhas que podem ser visitadas está a das Hortências (325 metros de extensão), onde é possível apreciar plantas ormanentais exóticas, como as hortências, de origem asiática.

A Trilha dos Gravatás tem 389 metros e o passeio é agradável porque há muita sombra proporcionada pelas copas das árvores.

Outra opção é a Trilha da Pontinha, com 1.090 metros e acompanha o percurso do Rio Grande.

A Trilha do Mirante também tem 1.185 metros e acompanha a encosta da serra, por dentro da mata. É claro, que pelo nome, o destaque é o mirante, que está no limite com o Parque estadual da Serra do Mar, núcleo Itutinga-Pilões, o que permite a visão da Baixada Santista e do mar, do complexo rodoviário Anchieta-Imigrante e o pólo industrial de Cubatão.

A Vila de Paranapiacaba também tem a trilha da Comunidade, com 1.569 metros e que dá acesso a um dos pontos mais altos do local. O que se encontra alto do morro são bromélias e orquídeas. Além disso, é possível observar ruínas de uma antiga comunidade alternativa da formada na década de 1970. Nesse ponto, passa a divisa dos municípios de Santo André, Santos e Mogi das Cruzes.

O Parque é aberto à visitação pública de terça a domingo, das 9h às 16h. As visitas ocorrem só com a presença de monitores cadastrados. Para fazer a trilha, tem de contatar o Centro de Visitantes de Paranapiacaba, no telefone 4439-0321, ou o Centro de Informações Turísticas, no telefone 4439-0321.

Parque do Pedroso

Parque do Pedroso tem paisagens belas para se observar. Foto: Divulgação PSA

Ainda em Santo André há o Parque Natural do Pedroso, localizado no Parque Miami. O parque é considerado um espaço de Conservação de Proteção Integral e o bioma é Mata Atlântica.

O agradável é fazer caminhada pelas alamedas e trilhas do parque e o destaque fica para a Trilha da Torre. O local funciona das 6h às 17h diariamente e o telefone para contato é o 4433-9912.

 

São Bernardo

Em São Bernardo também há como opção a Trilha do Carvão, que fica no  Riacho Grande. Com uma extensão de 3 km de extensão ( ida e volta), o espaço tem parte da Mata Atlântica e grutas artificiais feitas por carvoeiros quando exploraram o local na década de 20 e quebraram pedras para a tirar argila. Uma das grutas fica no meio da mata e a outra perto da Represa Billings. O visitante pode ir só na primeira porque a segunda tem de passar por um trecho com água.

Ma Trilha do Carvão também dá para apreciar as  bromélias e as flores quaresmeiras, plantas típicas da Mata Atlântica. Os passeios não são cobrados e o telefone do parque é 4354-9087.

Outro local em São Bernardo que tem trilhas para caminhada é o Parque Estoril, local que também conta também com um zoológico. O Estoril também é um local de conservação que conta com Mata Atlântica e a Represa Billings.

 

Caminho do Mar

A Trilha Caminhos do Mar, também em São Bernardo, foi reaberta em 15 de dezembro de 2013, e fica aberta de terça a domingo, das 9h às 16h. Para visitas é necessário agendamento pelo email agendamentocaminhosdomar@gmail.com ou pelo telefone 2997-5000, ramal 356, ou ainda pelo site: www.energiaesaneamento.org.br.

O percurso possui 16 quilômetros (ida e volta) e suas principais atrações são a Calçada do Lorena; Monumento do Pico; o Pouso Paranapiacaba; Belvedere Circular; Padrão do Lorena; Rancho da Maioridade; Pontilhão da Raiz da Serra e Cruzeiro Quinhentista, além de observar belezas naturais como várias espécies da Mata Atlântica e paisagens encantadoras.

 

Mauá

Parque Ecológico Gruta Santa Luzia é conhecido por suas belezas naturais. Foto: Divulgação/PMA

Em Mauá, tem trilhas no Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia, cuja área é de aproximadamente 450 mil m² e recebe mensalmente 7 mil visitantes.

Uma das trilhas para caminhada é a do Recanto dos Pássaros, onde dá para conhecer a Gruta Santa Luzia, lagos e árvores de várias espécies.

A visitação é gratuita, mas é preciso fazer agendamento pelo telefone 4578-5711. O horário de funcionamento é das 7h às 17 h.