VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Projeto Sinais é lançado em S.Bernardo com atividades esportivas e culturais

Evento, que ocorre neste sábado no Creeba, é voltado ao público surdo da cidade, uma das pioneiras no convênio firmado com governo federal

  • Projeto Sinais é lançado em S.Bernardo com atividades esportivas e culturais.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 08/08/2023
  • Compartilhar:

Evento, que ocorre neste sábado no Creeba, é voltado ao público surdo da cidade, uma das pioneiras no convênio firmado com governo federal

Creeba

Projeto Sinais é lançado em S.Bernardo com atividades esportivas e culturais. Foto: Divulgação

Com a finalidade de promover a inclusão social, a Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Orlando Morando, lança oficialmente neste sábado (12/08) o Projeto Sinais com atividades esportivas, culturais e de lazer. O evento, gratuito, é destinado ao público surdo da cidade, uma das pioneiras a firmar convênio vinculado ao Ministério do Esporte. As atividades irão ocorrer a partir das 9h no Creeba (Centro Recreativo Esportivo Especial do Bairro Assunção), localizado na Rua Bennedetto Marson, 35.

O Projeto Sinais se dá em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de São Bernardo, tendo como objetivo assegurar desenvolvimento, autonomia e integração de pessoas com deficiência auditiva. Diante desta proposta, haverá um cronograma de apresentações de oficinas inseridas no programa, incluindo movimento e expressão, circo, oficinas esportivas, de cidadania e de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A estimativa da organização é que o projeto atenda, no dia, 300 pessoas e seus familiares.

“São Bernardo abraçou a implantação deste projeto, pioneiro, visando a integração e valorização da comunidade surda, em uma parceria com o governo federal, que tem total apoio da Prefeitura. Devido à sua importância, o programa é destacado como modelo de promoção e de incentivo à melhoria da qualidade de vida, com a prática de atividades esportivas e culturais adaptadas”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Entre as atividades de prática esportiva e de lazer estão previstas natação, hidroginástica, futsal, vôlei, handebol e dança. O convênio tem duração inicial de 18 meses. Com a parceria, o Creeba irá receber programação todos os sábados, com atendimento de especialistas. As ações são voltadas, principalmente, a crianças e jovens de 6 a 17 anos e, sobretudo, àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Secretário municipal de Esportes e Lazer, Alex Mognon salientou que São Bernardo é única cidade do Sudeste a compor essa fase do projeto. “Estamos intensificando o trabalho que é feito na cidade, oferecendo novas oportunidades de acesso ao público surdo. O objetivo é que essas atividades promovam ainda mais a inclusão dos participantes do projeto às atividades de cultura, lazer e esporte ofertadas.”

PIONEIRISMO

São Bernardo foi escolhida na seleta lista de municípios contemplados pelo Sinais por apresentar, de acordo com dados do governo federal, maior número de surdos dentro de programas de transferência de renda. Essa etapa inaugural da iniciativa envolve, além de São Bernardo, as cidades de Salvador (Bahia), Araucária (Paraná), Abaetetuba (Pará) e Aparecida de Goiânia (Goiás).  O Brasil tem, atualmente, mais de 10 milhões de surdos. Segundo a Secretaria Especial do Esporte, 39% estão no Sudeste.