VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Projeto Favela na Tela em Sto.André terá oficinas de produção de vídeo  

 Projeto cultural envolve moradores de comunidades em Santo André; inscrições estão abertas

  •  Projeto cultural envolve moradores de comunidades em Santo André; inscrições estão abertas.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 25/08/2019
  • Compartilhar:

 Projeto cultural envolve moradores de comunidades em Santo André; inscrições estão abertas

 

favela na tela

Projeto cultural envolve moradores de comunidades em Santo André; inscrições estão abertas. Foto: Divulgação

 

Uma iniciativa cultural irá mobilizar moradores de comunidades de Santo André para produzir, a partir de um tema específico, um documentário que retrate a realidade do local onde eles moram.

O projeto ‘Favela na Tela’, desenvolvido pelo MDDF (Movimento de Defesa dos Direitos dos Moradores em Núcleos Habitacionais de Santo André), com recursos do Fundo Municipal de Cultura, oferecerá a moradores do Jardim Alzira Franco, Jardim Cristiane, Vila Palmares, Vila Sacadura Cabral e Tamarutaca oficinas gratuitas de produção de vídeo, além de programações culturais nessas comunidades.

“O objetivo é estimular nos participantes a apropriação da memória coletiva sobre a região onde vivem e, ao mesmo tempo, formar pontos de cultura na periferia com a realização de oficinas e de sessões de cinema”, explica a coordenadora do projeto, Carolina Estéfano.

As inscrições para o ‘Favela na Tela’ já iniciaram, com mutirões porta a porta nos bairros. Serão disponibilizadas cinco inscrições para cada comunidade, totalizando ao todo 25 vagas, e os interessados precisam ter no mínimo 18 anos. O projeto termina em janeiro do ano que vem.

As oficinas começam em meados de setembro em cada comunidade, com formação sobre captação de imagem e vídeo, roteirização, produção e edição de vídeo, além de visitas em estúdios de TV e ilha de edição. Os participantes irão captar imagens e vídeos sobre o que chama atenção nas comunidades, o que eles querem mostrar ao restante da população, o que desejam para o futuro, dentre outros.

Posteriormente, haverá oficinas com todos os integrantes para que eles possam reunir os materiais produzidos e pensar em um único tema para o documentário, como habitação, saneamento, resíduos sólidos, educação, cultura, arte, etc.

A produção audiovisual será transmitida em sessões de cinema ao ar livre nas comunidades. Uma parceria com o Sesc Santo André também prevê a exibição de diversos filmes nos bairros beneficiados pelo projeto.

Os participantes do ‘Favela na Tela’ serão reconhecidos como agentes culturais da cidade e também irão ser cadastrados na CulturaAZ, uma plataforma colaborativa da Secretaria de Cultura de Santo André que mapeia o cenário cultural andreense, permitindo conhecer programações culturais, projetos, dentre outros.