VOLTAR
  • Cidades

Programa EcoTroca repassa 150 kg de alimentos a moradores de S.Caetano

Iniciativa consiste na troca de recicláveis e óleo de cozinha (usado) por alimentos não perecíveis e produtos de limpeza

  • Programa EcoTroca repassa 150 kg de alimentos a moradores do Bairro São José, em São Caetano.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 19/10/2023
  • Compartilhar:

Iniciativa consiste na troca de recicláveis e óleo de cozinha (usado) por alimentos não perecíveis e produtos de limpeza

EcoTroca

Programa EcoTroca repassa 150 kg de alimentos a moradores do Bairro São José, em São Caetano. Foto: Divulgação

O Bairro São José recebeu nesta quarta-feira (18/10) o Programa EcoTroca, parceria da Prefeitura de São Caetano do Sul com o Fundo Social de Solidariedade e o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental). A iniciativa consiste na troca de recicláveis e óleo de cozinha (usado) por alimentos não perecíveis e produtos de limpeza.

Na ocasião, moradores compareceram à Avenida Antônio da Fonseca Martins com itens recicláveis e, em troca, levaram para casa 150 kg de alimentos não-perecíveis. “O EcoTroca possui forte viés sustentável, mas também econômico e social, já que contribui para a geração de renda e combate a insegurança alimentar. Mais um projeto que visa a melhora da qualidade de vida na nossa cidade”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior.

Com o EcoTroca, a cada 1kg de material reciclável ou 1 litro de óleo de cozinha usado, o morador recebe 1kg de alimento e uma barra de sabão (limitado a 5 kg por morador por entrega).

Os alimentos são provenientes de doações das redes varejistas e atacadistas, além de outros parceiros, e encaminhados ao Banco de Alimentos. Assim, o EcoTroca proporciona aos cidadãos uma alimentação mais enriquecida e saudável no que tange à segurança nutricional.

Adriana e Fabrício Araújo, de 51 e 26 anos respectivamente, foram alguns dos moradores do São José que participaram da iniciativa. “Nós já separamos e entregamos tudo para o caminhão do Saesa, que passa semanalmente na rua de casa recolhendo os recicláveis, mas fizemos questão de trazer aqui porque a iniciativa é excelente, já que incentiva as pessoas que ainda não têm o hábito de reciclar. Todo mundo sai ganhando: o meio ambiente e o ser humano”, ressaltou Fabrício.