VOLTAR
  • Cidades
  • São Bernardo
  • Variedades

Professora da FDSBC é nomeada para Banca Julgadora do Prêmio Esperança Garcia

Entrega do prêmio ocorreu em uma cerimônia emocionante na sede da OABSP, na última sexta-feira , Dia das Mulheres Advogadas

  • Professora da FDSBC é nomeada para Banca Julgadora do Prêmio Esperança Garcia.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 22/12/2023
  • Compartilhar:

Entrega do prêmio ocorreu em uma cerimônia emocionante na sede da OABSP, na última sexta-feira , Dia das Mulheres Advogadas

Carmela Dell'Isola

Professora da FDSBC é nomeada para Banca Julgadora do Prêmio Esperança Garcia. Foto: Divulgação

A Professora Doutora Carmela Dell’Isola, Coordenadora de Pós-Graduação em Processo Civil da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC), foi recentemente nomeada para integrar a Banca Julgadora do Prêmio Esperança Garcia, uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo (OABSP). A honraria, instituída em 12 de dezembro, destaca personalidades que se destacaram por suas relevantes contribuições em defesa da Justiça e dos Direitos Humanos.

A entrega do prêmio ocorreu em uma cerimônia emocionante na sede da OABSP, na última sexta-feira (15/12), Dia das Mulheres Advogadas. A data escolhida para a premiação remete à importância da mulher na advocacia e reforça a luta pela igualdade, um dos pilares fundamentais para a dignidade humana.

A Professora Carmela Dell’Isola expressou sua gratidão pela nomeação, destacando a importância da iniciativa. “A instituição do prêmio reafirma a certeza de que é preciso manter a luta e acesa a chama da Esperança. É com letra maiúscula, como de Esperança Garcia, que representa a força da mulher advogada, para que a promoção da igualdade seja efetiva, que ninguém seja excluído pelas diferenças e que todas as pessoas possam gozar das mesmas oportunidades – alicerce da dignidade humana”, afirmou a professora.

A Medalha Esperança Garcia foi criada para reconhecer o trabalho excepcional de advogadas em prol da Justiça e dos Direitos Humanos. A iniciativa da OABSP, proposta pela diretora secretária-geral adjunta, Dione Almeida, materializa o reconhecimento da mulher negra Esperança Garcia como a primeira advogada do Brasil.

A cerimônia de premiação contou com discursos marcantes em defesa das mulheres e da advocacia. A mesa de abertura reuniu figuras importantes, incluindo a presidente da OABSP, Dra. Patricia Vanzolini, e a diretora secretária-geral adjunta, Dra. Dione Almeida, responsável por relatar o voto para a instituição da premiação anual.

A primeira edição da Medalha Esperança Garcia recebeu 41 indicações de advogadas em oito categorias, divididas entre indicações internas das Comissões da OABSP e indicações externas de instituições e movimentos aliados à criação da Medalha. A diversidade e o engajamento da advocacia feminina foram celebrados durante o evento, destacando o comprometimento da comunidade jurídica em promover a igualdade e a justiça.

O Prêmio Esperança Garcia, agora em sua primeira edição, é uma homenagem merecida a mulheres que deixaram um impacto significativo no campo jurídico, e a participação da Professora Carmela Dell’Isola na Banca Julgadora reforça o compromisso com a promoção dos valores fundamentais da advocacia e dos direitos humanos.