Procon do Consórcio vai centralizar no ABCD queixas de contas de luz abusivas

Mais visitadas

Consumidores da região terão canal de atendimento prioritário para reclamações contra a empresa de distribuição de energia

 

Consumidores da região do ABCD terão canal de atendimento prioritário para reclamações contra a empresa de distribuição de energia que lançou contas abusivas. Foto: Divulgação

 

O Procon Consórcio ABC vai lançar um canal prioritário para o atendimento de consumidores das sete cidades em casos de reclamações sobre o aumento nas contas da concessionária de energia Enel. A é o resultado da parceria entre Procon-SP e Procons Municipais, beneficia os moradores de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Conforme acordado entre Procon-SP e Enel, contas com aumento acima de 30% vão ser auditadas e a Enel será notificada para que esclareça os cálculos e informe como chegou ao valor final da conta. Constatado erro no faturamento, a empresa deverá retificar a fatura e enviar uma conta com os valores corretos, sem cobrança de multa ou juros. As irregularidades verificadas nas contas serão encaminhadas para a fiscalização e poderão gerar multa para a Enel.

Para os casos em que, após análise, ficar constatado que o valor está correto, a Enel irá oferecer em até 12 vezes no cartão de crédito, sem juros. No pagamento por meio de boleto, a concessionária atualmente permite o parcelamento em até oito vezes, mas está preparando seus sistemas para poderem parcelar em até dez vezes. Outra medida é que não haverá cortes de energia em unidades residenciais por falta de pagamento até 31 de julho, conforme definido em resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O diretor de Relações Institucionais do Procon-SP, João Bôrro, informou que o canal vai concentrar, em um único local, todas as reclamações relacionadas à concessionária. Além disso, a Enel terá uma ouvidoria para atender exclusivamente o Grande ABC, diminuindo o tempo de respostas das demandas.

“Estamos criando um canal que será muito mais ágil para dar andamento para as reclamações relacionadas à Enel, que cresceram muito durante a pandemia”, afirmou Bôrro.

O secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Edgard Brandão, destacou que o novo canal consolida o trabalho e a importância do Procon Consórcio ABC em benefício dos consumidores das sete cidades. “O cidadão do Grande ABC poderá contar com um serviço ágil e eficiente”, afirmou.

Conforme dados dos Procons Municipais, atualizados até esta segunda-feira (29/6), a região recebeu 531 reclamações de consumidores em relação ao valor cobrado na conta de luz de junho. Diadema lidera a lista, com 330 denúncias, seguida de Santo André (70), São Bernardo do Campo (45), São Caetano do Sul (30), Ribeirão Pires (23), Rio Grande da Serra (21) e Mauá (12).

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações