VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Procissão dos Carroceiros marca fim dos festejos de São Bernardo

Tradicional atividade se dá neste domingo em homenagem à Nossa Senhora da Boa Viagem, com cortejo por diversas vias da cidade

  • Procissão dos Carroceiros marca fim dos festejos de São Bernardo.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 31/08/2023
  • Compartilhar:

Tradicional atividade se dá neste domingo em homenagem à Nossa Senhora da Boa Viagem, com cortejo por diversas vias da cidade

Procissão dos Carroceiros

Procissão dos Carroceiros marca fim dos festejos de São Bernardo. Foto: Divulgação

A tradicional Procissão dos Carroceiros de São Bernardo, em homenagem à Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da cidade, será promovida neste domingo (03/09), a partir das 8h. A atividade marca o encerramento das celebrações de aniversário do município, que, em agosto, completou 470 anos, e integra os calendários oficiais de festejos de São Bernardo e turístico do Estado de São Paulo.

A Procissão dos Carroceiros foi criada há mais de 100 anos e é realizada todos os anos no primeiro fim de semana de setembro. O evento remonta à história da cidade, então considerada local estratégico para parada de tropas e carroças que se destinavam ao Litoral, e onde os carroceiros paravam para agradecer e pedir proteção na jornada. A pé, com cavalo, carroça, bicicleta, moto ou carro, os fiéis e romeiros vindos de várias cidades participam da programação religiosa e cultural para demonstrar sua devoção.

Neste ano, o cortejo sairá da Paróquia Santa Luzia e Santo Expedito (Avenida Luiz Pequini, 370, Santa Terezinha), às 8h, logo após a missa, marcada para às 7h. Em seguida, a procissão segue até a basílica menor da Paróquia Nossa Senhora de Boa Viagem, passando pela Rua Angelina Tomé, entra na Rua Roque Silva, volta à Luiz Pequini, faz um retorno sentido Centro, segue pela Avenida Rotary, Rua Marechal Deodoro, Rua Padre Lustosa e chega à Praça da Matriz. A procissão encerra com a celebração da missa solene, às 10h30, com o bispo dom Pedro Carlos Cipollini, da Diocese de Santo André.

OPERAÇÃO

Em decorrência do cortejo, a Secretaria de Transportes e Vias Públicas antecipa que algumas vias serão temporariamente interditadas: A Rua Padre Lustosa (cruzamento com Avenida Brigadeiro Faria Lima e cruzamento com a Rua São Bernardo) estará fechada a partir deste sábado (02/09) para montagens de equipamentos. A Rua Marechal Deodoro (trecho entre a Avenida Rotary e Avenida Francisco Prestes Maia – somente as transposições da Marechal estarão abertas) ficará interditada a partir das 22h deste sábado (02/09) até às 14h de domingo (03/09).

Haverá apoio do Departamento de Trânsito durante o trajeto da procissão. Na chegada à Praça da Matriz ocorrerão bloqueios de trânsito na Rua Dr. Fláquer, Rua Padre Lustosa, Rua Rio Branco e Avenida Francisco Prestes Maia.