VOLTAR
  • Cidades

Prefeitura de São Caetano diz que quimioterapia será restabelecida

Administração afirma que Centro Oncológico funciona por meio de uma parceria com o Instituto do Câncer, que não encaminhou os medicamentos


  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 08/07/2018
  • Compartilhar:

Administração afirma que Centro Oncológico funciona por meio de uma parceria com o Instituto do Câncer, que não encaminhou os medicamentos

Secretaria de Saúde de São Caetano é comandada por Regina Maura. Foto: Divulgação/PSCS

A Prefeitura de São Caetano informou que o tratamento de quimioterapia no Centro Oncológico será restabelecida. Neste sábado, o ABCD Jornal publicou reportagem na qual relatou a preocupação de um morador que está com a mulher com câncer, mas desde o dia 29 teve o tratamento suspenso por falta de medicação.

A Secretaria de Saúde, comandada pela médica Regina Maura Zetone, informou que a quimioterapia em São Caetano é realizada por meio de uma parceria com o ICAVC (Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, instituição secular inicialmente vinculada à Santa Casa de São Paulo, mas hoje independente. “O local na cidade funciona como um posto descentralizado do ICAVC. O Instituto tem convênio com o SUS através da Prefeitura do município de São Paulo, para atendimento de um teto financeiro regional (região metropolitana de São Paulo)”, informou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, nesta parceria, a Prefeitura cede o Centro Oncológico e toda estrutura, com os médicos, enfermagem e demais funcionários. A incumbência do Instituto é entregar a medicação pronta para ser aplicada, o que não ocorreu no fim do último mês.

Normalmente o posto recebe os medicamentos no final do mês, porém nesse mês de junho houve atraso de uma semana de alguns recebimentos e acabaram tendo problemas com compra de medicamentos. Tal problema, segundo o Instituto, já foi solucionado e a partir desta sexta-feira (06/07) a aplicação das medicações foi restabelecida”, afirmou a nota da Secretaria de Saúde.

O morador de São Caetano Alexandre Mendes de Oliveira disse que aguarda um posicionamento, pois a família está apreensiva com a situação, pois desde 29 de junho sua mulher, Érica Pires de Andrade, teve o tratamento suspenso por falta de medicação. Sua esposa tem câncer da mama. Para o morador, no caso de falta de medicamento por conta de problemas com o Instituto do Câncer, a Prefeitura de São Caetano deveria ter um plano B para que os pacientes não interrompam o tratamento. “Até agora não entraram em contato conosco, mas o Centro Oncológico funciona de segunda a sexta. Vamos aguardar”, concluiu.