VOLTAR
  • Variedades

Prefeitura de São Bernardo promove mutirão de cirurgias odontológicas

Objetivo é realizar 3.724 procedimentos até 9 de setembro; ação faz parte do calendário de festejos dos 469 anos do município

  • Prefeitura de São Bernardo promove mutirão de cirurgias odontológicas.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 08/08/2022
  • Compartilhar:

Objetivo é realizar 3.724 procedimentos até 9 de setembro; ação faz parte do calendário de festejos dos 469 anos do município

cirurgia odontológica

Prefeitura de São Bernardo promove mutirão de cirurgias odontológicas. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

Com o objetivo de realizar 3.724 procedimentos até o dia 9 de setembro, a Prefeitura de São Bernardo iniciou nesta segunda-feira (08/08) mais um mutirão de cirurgias odontológicas. Os pacientes foram previamente triados e agendados e serão atendidos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

O prefeito Orlando Morando acompanhou os primeiros atendimentos na UBS da Vila São Pedro e reforçou o compromisso da cidade com a saúde de qualidade. “Estas cirurgias ficaram por um tempo represadas por conta da pandemia, quando os atendimentos, principalmente, de Saúde Bucal tiveram de ser reduzidos e agora retomamos com força total. Nesta unidade serão feitas 183 cirurgias até o final da semana pelas nossas equipes de odontologia”, explicou o chefe do Executivo.

REDE DE SAÚDE BUCAL

São Bernardo está entre as cidades da região com melhor estrutura no tratamento de Saúde Bucal, com oferta dos serviços odontológicos nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo 20 delas com atendimento até às 22h, e três Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) com funcionamento de segunda a sexta-feira, além dos serviços de urgência e emergência 24h, ofertados sete dias por semana. Atuam na rede 360 profissionais, entre dentistas, auxiliares e técnicos que somam 111 equipes de Saúde Bucal nas Equipes de Saúde da Família.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO E POLIO

Começou também nesta segunda-feira (8/8), nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Campanha de Multivacinação e Poliomielite. A multivacinação ocorre de forma seletiva, ou seja, para atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, com oferta doses contra a tuberculose, hepatites A e B, rotavírus, difteria, tétano, coqueluche, caxumba, sarampo, febre amarela, varicela e HPV. Contra a poliomielite, podem ser vacinar crianças de 1 a 4 anos, de forma indiscriminada. O Dia D está previsto para 20 de agosto (sábado) com todas as UBSs abertas das 8h às 17h.

As vacinas são aplicadas por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento. O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 18h.