VOLTAR
  • Cidades

Prefeitura de Santo André entrega Clínica da Família no Cruzado

Unidade terá capacidade para realizar mais de 13 mil atendimentos por mês, de segunda a sexta, das 7h às 17h

  • Prefeitura de Santo André entrega Clínica da Família no Cruzado.
    Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 13/08/2022
  • Compartilhar:

Unidade terá capacidade para realizar mais de 13 mil atendimentos por mês, de segunda a sexta, das 7h às 17h

fachada da clínica da família de Santo André

Prefeitura de Santo André entrega Clínica da Família no Cruzado. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

Uma Clínica da Família foi entregue neste sábado (13/08) para moradores da região do Núcleo Cruzado, no Jardim Santo André. O equipamento realizará atendimento com médicos generalistas e dentistas, além de oferecer diversos procedimentos como vacina, coleta de exames, teste rápido e dispensação de medicamento.  “Não é só a entrega de um prédio, é a entrega de um sonho”, disse o prefeito Paulo Serra durante a inauguração

No local, havia uma obra abandonada A construção da unidade de saúde foi paralisada em 2011 e retomada pela atual administração em 2019, com uma estrutura ampliada em relação ao projeto original. A nova Clínica da Família ganhou o nome de Sylvia Augusta dos Santos, uma grande ativista social atuante na região, que nunca mediu esforços para ajudar ao próximo e à comunidade.

O atendimento na Clínica da Família Sylvia Augusta dos Santos terá início na quarta-feira (17/08), das 7h às 17h. A unidade fica no cruzamento da Rua dos Vicentinos com a Rua Canossa, no Jardim Santo André.

“Essa obra não começou no ano passado, começou em 2011 e foi interrompida. Ninguém que olhava para a obra parada poderia imaginar que nasceria algo desse tamanho. A população que mais precisa não pode esperar e essa população esperou por muito tempo. Aqui não será um ‘postinho’, aqui estarão profissionais para garantir qualidade de vida diariamente. Esse prédio enorme de mais de 700 metros quadrados vai sugerir a promoção da vida, com foco em trabalhar a prevenção e não adoecer, e assim não precisar recorrer o tempo todo a equipamentos de saúde. Por isso, aqui tem estratégia para promover vida”, explicou o secretário de Saúde, José Police Neto.

Dentro de sua estrutura, a Clínica da Família contará com quatro equipes de Estratégia Saúde da Família e duas equipes de Saúde Bucal, com capacidade para realizar cerca de 13 mil atendimentos por mês.

A aposentada Regina Aparecida Machado dos Santos, de 70 anos, não conseguiu segurar as lágrimas durante o evento de inauguração. “Eu não botava fé que esta unidade ia ser entregue. Cada tijolo que colocaram aqui, eu acompanhei. Não só os tijolos, a gente vigiava para que nada de ruim acontecesse na obra. Moro aqui há 49 anos e estou muito feliz e emocionada”, disse.

Com investimento de R$ 2,4 milhões oriundos de recursos municipais, a Clínica da Família conta com oito consultórios médicos – três deles com sanitários, sendo um para pessoas com deficiência –, sala de odontologia (com duas cadeiras, escovódromo e espera), farmácia (distribuição e estoque), sala de suturas e curativos, vacina, coleta, sala de inalação, sala de observação com sanitário para pessoas com deficiência, sala de espera, atendimento, prontuário e agendamento, além de uma sala de procedimentos.

O equipamento também foi entregue totalmente informatizado, dentro do padrão do programa Qualisaúde. Além disso, a unidade também conta com totem de senha, brinquedoteca, jardim vertical e câmeras de monitoramento.

Outras entregas

Na mesma região, a Prefeitura de Santo André também já entregou a maior Unidade de Pronto Atendimento da cidade, a UPA Vila Luzita, habilitada como porte III, classificação dada pelo Ministério da Saúde para equipamentos com maior abrangência de atendimento. Além disso, a UPA Jardim Santo André e a Clínica da Família Cipreste também foram entregues totalmente revitalizadas pelo Qualisaúde.

Outra importante obra que está em andamento na região é a do Hospital do Idoso. O equipamento será estruturado para atender pessoas que precisem de um tempo maior de internação, sob cuidados especializados, perfil de atendimento mais utilizado por pacientes da terceira idade.