Prefeitura de S.Bernardo promove Semana da Água entre 22 e 28 de março

Mais visitadas

Programação contará com mutirão de limpeza da Billings, evento de aniversário da represa, no Riacho, atividades do Roteiro Educador e campanha Guardiões da Billings

represa Billings
Prefeitura de S.Bernardo promove Semana da Água entre 22 e 28 de março. Foto: Divulgação

Com o conceito de conscientização sobre a importância da preservação de riquezas naturais da cidade, a Prefeitura de São Bernardo, governada por Orlando Morando, promove programação especial dedicada à Semana da Água, entre os dias 22 e 28 de março. A lista de atividades abre nesta quarta-feira (22/3), Dia Mundial da Água, com ação do Programa Remando para a Vida, no Parque Natural Municipal Estoril, que incluirá mutirão de limpeza da Represa Billings, prestes a completar 98 anos.

A medida se dará com os assistidos do Remando para a Vida, programa que atende cerca de 250 pacientes da rede de saúde mental de São Bernardo, utilizando a água como consultório. Mediante uso de caiaques e stand-up paddle, pacientes do projeto, com a participação de voluntários do Parque Estadual Águas da Billings, farão a retirada de resíduos da represa. Todo o lixo será separado, coletado e, posteriormente, sistematizado o resultado sobre a quantidade de resíduo recolhido.

“São Bernardo tem 52% do território inserido em área de proteção de mananciais. Poucos municípios possuem a riqueza que São Bernardo tem, com 75 quilômetros quadrados de espelho d’água, em seus 408 quilômetros quadrados de extensão territorial. Por isso, a semana voltada ao Dia Mundial da Água e ao Aniversário da Billings é período essencial para mobilizar e alertar toda população em torno da manutenção do nosso ecossistema”, frisou o prefeito Orlando Morando.

A programação, elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, em conjunto com a pasta da Educação, conta ainda com evento pelos 98 anos da represa. A atividade será realizada no domingo (26/3), das 10h às 15h, entre a Praça do Riacho Grande e a Biblioteca Machado de Assis. O evento tem abertura com a titular da pasta de Meio Ambiente, Regina Célia Damasceno, que vai anunciar o lançamento do Projeto Renascentes. A ação registrará palestras durante o dia e coral do Riacho.

Regina destacou o papel crucial da água para o planeta Terra, pontuando que sem água não há vida. “Construímos uma semana de atividades, todas elas com o intuito de nos relembrar da importância de valorizarmos e cuidarmos das nossas águas, que, em especial no nosso município, são fundamentais não só para São Bernardo, mas para toda a metrópole, por meio da represa já quase centenária.”

ENVOLVIMENTO DA REDE MUNICIPAL – As atrações incluem também visita ao Estoril, nesta quinta-feira (23/03), por meio do Roteiro Educador, com alunos do 5º ano da EMEB Bruno Massone, além de passeio pelas margens da Billings com a EMEB Marly Buissa, no dia 27 de março, tendo como ponto de partida a Prainha do Riacho.

Outra ação que marcará a data será o evento do Guardiões da Billings, com enfoque na coleta seletiva, no dia 28 de março, sob o tema “Para onde vai o nosso lixo?”, no auditório do Cenforpe. A iniciativa envolve mobilização pela campanha, com participação das cooperativas, bem como teatro, música e atividades com alunos da rede municipal de Educação.

Mais publicações

Últimas publicações