Prefeitura de Mauá faz duas inaugurações de UBS em um ano
Unidade de Saúde da Vila Carlina recebeu melhorias em 2022 e 2023 com cerimônia de entrega nas duas ocasiões
Unidade de Saúde da Vila Carlina recebeu melhorias em 2022 e 2023 com cerimônia de entrega nas duas ocasiões
O governo do prefeito Marcelo Oliveira, de Mauá, entregou duas vezes, em um ano, a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Carlina. Enquanto a oposição faz críticas à dupla inauguração e acusa os governistas de utilizarem a obra de maneira política, a administração rebate informando que foram dois momentos distintos de entrega de melhorias.
Na primeira vez, em dezembro de 2022, a unidade recebeu novas instalações hidráulicas, elétricas e pintura, além da ampliação da cozinha, sala de atendimento, reforma do telhado e instalação de grades protetoras nas janelas. Na segunda, em dezembro deste ano, foi reinaugurada com novo nome e passou a chamar-se João Pedro Peralta Novo, em homenagem ao patrono da família que patrocinou novas melhorias no local. A cerimônia de entrega contou com a presença de populares, da viúva e filhos da família Peralta.
“Queria enfatizar a reinauguração no sentido de homenagear a família porque foi uma solidariedade muito importante para o município. Gostaria que ações como esta pudessem servir de inspiração para outras famílias”, disse a secretária de Saúde, Célia Bortoletto, que acrescentou as melhorias patrocinadas pela família: móveis novos e a construção de uma rampa de acesso para pessoas com deficiência.
“Eles fazem festa só por um ato político. Essa é a verdade. É o desgoverno da fumaça”, critica o oposicionista Sargento Simões.
O parlamentar também disse que denunciou ao Ministério Público as obras de reformas em outras UBSs e escolas da cidade pela qualidade do serviço. “Essa empresa faz um trabalho muito mal feito, com materiais de péssima qualidade, ou seja, pagam a mão de obra duas vezes por um serviço que se juntar dois, não dá um.”
A secretária acrescentou que a unidade da Vila Carlina está localizada em um território com cerca de 3 mil pessoas, além dos cerca de 600 detentos do CDP que fica na mesma região, todos atendidos pela UBS.
Por meio de nota, a Prefeitura também reforçou tratarem-se de duas obras distintas e complementares. “Em 2022, a Prefeitura realizou a revitalização completa da UBS Vila Carlina que recebeu novas instalações hidráulicas, elétricas e pintura. A cozinha e a sala de atendimento para a equipe multidisciplinar foram ampliadas. Houve ainda a reforma do telhado e a colocação de grades de proteção nas janelas. Além disso, a unidade também teve a recepção e os agendamentos informatizados.”
Quanto a segunda intervenção, a Prefeitura informou: “Já neste ano, devido ao Projeto de Lei aprovado pelos vereadores na Câmara Municipal, dando o nome para a unidade de João Pedro Peralta Novo, em homenagem ao fundador da empresa cuja sede é próxima da UBS, essa mesma empresa se prontificou a fazer manutenção e outras melhorias no local. Dentre as quais está uma nova rampa de acessibilidade, beneficiando assim usuários da unidade que tenham mobilidade reduzida, e que encontravam dificuldades para acessar a UBS utilizando a escada.”