VOLTAR
  • Política

Prefeitos do ABCD roubam a cena em reunião da CPI da Enel que durou 8h

Os mais críticos foram Orlando Morando e Auricchio: “Contrato frouxo”,  “serviço lixo” e “incompetente” estiveram entre os termos usados durante discursos

  • Prefeitos do ABCD roubam a cena em reunião da CPI da Enel  que durou 8h.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 14/11/2023
  • Compartilhar:

Os mais críticos foram Orlando Morando e Auricchio: “Contrato frouxo”,  “serviço lixo” e “incompetente” estiveram entre os termos usados durante discursos

CPI da Enel

Prefeitos do ABCD roubam a cena em reunião da CPI da Enel  que durou 8h. Foto: Divulgação

 

Prefeitos da região metropolitana, entre eles quatro do ABCD (São Bernardo, São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) roubaram a cena nesta terça-feira (14/11) durante reunião da CPI da Enel na Alesp que teve a duração de 8 horas e ouviu presidente da concessionária, Max Xavier Lins.  A Comissão investiga a atuação da companhia, com especial atenção, neste momento, às falhas no fornecimento de energia elétrica e na demora para o restabelecimento do serviço nas 24 cidades em que presta serviço na Grande São Paulo e que foram afetadas por vendaval em 3 de novembro. Firam no escuro 2,1 milhões de imóveis.

Os administradores mais críticos foram Orando Morando (São Bernardo) José Auricchio Júnior (São Caetano). “Contrato frouxo”,  “serviço lixo”, “mentiroso” e “incompetente” estiveram entre os termos usados durante os discursos na Comissão Parlamentar de Inquérito que é presidida por Thiago Auricchio  e tem a relatoria de Carla Morando.

Auricchio afirmou que o contrato é frouxo e que a Enel tem o pior serviço entre as concessionárias da Grande São Paulo. “O senhor dirige a pior empresa de prestação de serviço público da região metropolitana. Não sou eu que digo e sim a população e as pesquisas. Há um sucateamento dos equipamentos e, além disso, a empresa que já teve 10 mil colaboradores e hoje só possui 4 mil. Esse contrato é frouxo, mal regulado e não fiscalizado”, disparou Auricchio.

Após participar da CPI, o prefeito concedeu entrevista e criticou a postura do diretor da empresa. “Mais uma vez, o presidente da Enel SP, Max Xavier Lins, não demonstrou nenhuma resolução plausível para os problemas causados, se esquivando das perguntas e repetindo as mesmas frases”, afirmou o chefe do Executivo.

Orlando Morando

O prefeito Orlando Morando foi o que mais pressionou e criticou o presidente da CP durante seu discurso, Ele chegou a elevar o tom do discurso e das perguntas ao presidente da Enel.

O prefeito Orlando Morando disse que o presidente “mentiu” durante a oitiva e chegou a se irritar em determinado momento. “Meu ouvido não é penico para ouvir tanta besteira”, afirmou o chefe do Executivo ao elevar o tom e chamar o presidente da Enel de “incompetente”.

Morando também não saiu satisfeito com as respostas do presidente da Enel. “Ele mentiu, saiu praticamente sem responder nada, acusando as Prefeituras sobre a poda de árvores só que a Enel não faz a deseletrificação. A empresa é irresponsável, omissa e negligente. A única coisa que mudou até agora é que o presidente da Enel pediu desculpas pela tragédia do último dia 3 de novembro. Mas em termos de falar a verdade e de investimento nada foi trazido”, disse.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, encontrou outro diretor da Enel nos corredores da Alesp e bateu boca com o ele. Ele o acusou de mentiroso e foi embora.

Relatório

O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, apresentou nesta terça-feira, durante sessão da CPI,  relatório sobre o fornecimento de energia elétrica na cidade. O documento entregue ao presidente da CPI, deputado Thiago Auricchio, é resultado de CEI (Comissão Especial de Inquérito) conduzida pelo Legislativo ribeirão-pirense em 2021, época em que Guto Volpi, então vereador, presidia a Câmara Municipal.

A CEI de Ribeirão Pires apurou falhas na aplicação de tarifas para o fornecimento de energia elétrica pela companhia, além de apontar demandas para a melhoria do serviço no município. “Estamos acompanhando de perto o processo de investigação e já determinei às equipes da Prefeitura atenção especial ao assunto. Ribeirão Pires leva à Alesp contribuição para a discussão em âmbito estadual sobre a qualidade dos serviços prestados pela ENEL e, especialmente, caminhos para prevenir falhas e melhorar o tempo de resposta à população”, destacou o prefeito Guto Volpi.

A prefeita de Rio Grande d Serra, Penha Fumagalli, também discursou e criticou a Enel por demorar na solução da poda de árvores.