Prefeitos do ABCD fazem apelo a Doria para lockdown na Região Metropolitana
Deliberação ocorreu em assembleia extraordinária no Consórcio Intermunicipal
Deliberação ocorreu em assembleia extraordinária no Consórcio Intermunicipal
Os prefeitos do ABCD pediram ao governo do Estado a decretação de um lockdown em toda a Região Metropolitana de São Paulo. O pleito foi deliberado nesta quinta-feira (18/03), em assembleia extraordinária no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada por videoconferência.
Em ofício, os chefes do Poder Executivo propõem que o governador João Doria decrete o bloqueio total em todos os 39 municípios da Grande São Paulo, inclusive com a interrupção total do serviço de transporte público estadual. Devido ao fluxo diário de pessoas entre a Capital, o Grande ABC e outras cidades vizinhas, um lockdown apenas nos sete municípios teria impacto limitado para conter a disseminação do novo coronavírus.
O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, afirmou que o objetivo é frear a taxa de contágio e ocupação de leitos na Grande São Paulo.
“As medidas isoladas na Região Metropolitana não surtiriam o efeito de brecar a pandemia da forma correta, pois todos os municípios têm uma relação muito próxima com a Capital”, afirmou Paulo Serra.
O presidente do Consórcio ABC informou que os municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) manifestaram a intenção de endossar o pedido de lockdown. Com isso, o pleito será de 19 cidades da Região Metropolitana.
“Antes mesmo de discutir a antecipação de feriados, gostaríamos que o governador apreciasse esse documento”, disse o presidente do Consórcio ABC.
Ribeirão Pires descarta Lockdown isolado
O prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi, desistiu de fazer Lockdown nesse momento no município. A decisão foi tomada durante reunião do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. “Entendemos que para haver Lockdown é necessário a adesão de medidas conjuntas entre as sete cidades da região e a Capital. Não faz sentido fecharmos tudo aqui, pararmos o transporte público se outras cidades e a Capital não fizerem o mesmo”, disse.