Prefeitos do ABCD entregam ao Estado dados para novas etapas da quarentena
Administradores se reuniram com representantes da Secretaria Estadual da Saúde e acreditam em avaliação do documento no início da semana
Administradores se reuniram com representantes da Secretaria Estadual da Saúde e acreditam em avaliação do documento no início da semana
Os prefeitos do ABCD estiveram neste sábado (30/05) e entregaram governo do Estado dados atualizados ao Governo do Estado para o plano que estabelece as fases para a reabertura das atividades econômicas. Nesta sexta-feira (29/5), o governador João Doria atendeu a reivindicação feita em conjunto pelos sete prefeitos para que a Grande São Paulo fosse reclassificada em cinco regiões, sendo uma delas correspondente ao Grande ABC.
Neste sábado (30/5), prefeitos se reuniram com representantes da Secretaria Estadual da Saúde para apresentar as informações mais atualizadas sobre a evolução da pandemia nas sete cidades, que serão analisadas na terça-feira (02/6), data em que o grupo técnico do Governo do Estado se reunirá em sua integralidade.
“Entregamos o documento para que o comitê faça o quanto antes uma reanálise. Os dados mostram que temos indicadores melhores que os da capital. O Comitê estadual se reunirá na terça-feira (02/06) e acreditamos que na quarta-feira (03/06) o Estado oficializa e aí precisaremos de um tempo mínimo de implantação da flexibilização na segunda feira da outra semana (08/06), disse o prefeito José Auricchio Júnior.
As prefeituras da região pleiteiam o mesmo tratamento dado à capital e já têm em andamento a formalização de planos para uma reabertura gradual e cuidadosa. São Paulo retoma atividades nesta segunda-feira (01/06).
“O Consórcio Intermunicipal apresentou as propostas ao Governo do Estado, que deve dar uma resposta aos municípios na próxima semana. Nosso objetivo é que a região tenha tratamento idêntico ao da capital no plano de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus”, afirmou , afirmou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão.
A alteração no Plano São Paulo, que apresentou nesta semana regras de flexibilização da quarentena na Grande São Paulo, foi anunciada pelo governador João Doria nesta sexta-feira (29/05). Na quinta-feira, o Consórcio ABC protocolou uma proposta de reconsideração das regras de flexibilização da quarentena nas sete cidades.
Prefeitos de outras cidades da Região Metropolitana de São Paulo também questionaram os critérios adotados na classificação dos municípios quanto à reabertura das atividades econômicas, incluindo os impactos no transporte público que serão gerados entre a cidade de São Paulo e os municípios vizinhos.
Os secretários estaduais que participaram da reunião foram José Henrique Germann (Saúde) e Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional).
O prefeito de São Bernardo , Orlando Morando, disse que no documento consta a capacidade viabilizada pelo município, desde o início da pandemia, como a quantidade de leitos (517 no total, sendo 151 de UTI e 366 de enfermaria), destacados em 5 hospitais permanentes. Neste quesito, o município supera a cidade de São Paulo – já aprovada para flexibilização –, uma vez que garante o critério de 18 leitos de UTI para cada 100 mil habitantes, enquanto a Capital viabiliza 10 leitos para cada 100 mil habitantes.
“Em todos os aspectos garantimos resultados superiores, que colocam São Bernardo em uma condição de poder executar o seu plano. A preservação e o salvamento de vidas continuam como nossas prioridades. Mas não aceitamos injustiça e viemos mostrar que o que executamos na cidade foi extremamente essencial para termos condições de combater o coronavírus”, destacou Morando.