VOLTAR
  • Política

Prefeitos do ABCD descartam rodízio de veículos na região

 Redução de frota do transporte coletivo segue em vigor, como medida para desestimular os deslocamentos

  • Motociclista colide contra pedras em canteiro de obras na Avenida dos Estados, em Santo André.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 11/05/2020
  • Compartilhar:

 Redução de frota do transporte coletivo segue em vigor, como medida para desestimular os deslocamentos

 

Prefeitos do ABCD descartam rodízio de veículos para conter avanço da pandemia. Doto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

 

Os prefeitos do ABCD descartaram, neste momento, um rodízio de veículos na região como medida para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O tema foi debatido durante assembleia do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada nesta segunda-feira (11/05), por meio de videoconferência.

A redução de frota do transporte coletivo segue em vigor, como medida para desestimular os deslocamentos, afirmou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão.

“Os prefeitos decidiram não realizar o rodízio nos mesmos moldes adotados por São Paulo, pois o entendimento é que podemos prejudicar os serviços essenciais nas sete cidades. Em março, o Consórcio ABC foi o primeiro órgão do país a decidir a restrição ao transporte público, que segue mantida”, explicou.

Maranhão ressaltou ainda que, devido à pandemia, as decisões das prefeituras são dinâmicas e podem ser avaliadas se necessário.

O novo rodízio de veículos da cidade de São Paulo  começou a valer nesta segunda-feira. Após quase dois meses suspensa por causa da pandemia de Covid-19, a iniciativa passa a funcionar em toda a capital paulista e pelo período de 24 horas, além de restringir ainda mais a quantidade de veículos por dia.

Casos de Covid-19

O colegiado de prefeitos analisou o avanço do número de casos do novo coronavírus (Covid-19) nas sete cidades. Segundo números divulgados pelas sete prefeituras, o Grande ABC contabiliza, até esta segunda-feira, 2.821 casos confirmados de Covid-19, com um aumento de 772 em relação à semana anterior. O número de mortos pela doença na região é de 262 pessoas, ante 188 há uma semana.

Também foi acompanhado um balanço da plataforma digital COVIData, desenvolvida pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Entre 29 de abril e 10 de maio, a ferramenta realizou 7.012 triagens, sendo 1.106 casos suspeitos.

A parceria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que está divulgando a ferramenta em banners explicativos nas nove estações da Linha 10 – Turquesa instaladas na região, contribuiu para popularizar o COVIData, afirmou o presidente do Consórcio ABC.

“Em menos de uma semana dobramos o número de acessos. Isso mostra que divulgar a ferramenta em um meio de transporte com grande circulação de pessoas foi uma iniciativa acertada”, disse Maranhão.

A pauta da reunião incluiu a compra pelo Consórcio ABC de equipamentos de proteção individual (EPIs) para as equipes de saúde dos sete municípios. A entidade regional realizará a compra de aproximadamente 14 milhões de itens, conforme definido pelo Grupo de Trabalho (GT) Saúde.

Os prefeitos analisaram ainda a taxa de ocupação dos leitos disponíveis para caso de Covid-19 na região, que atingiu 56,1% conforme levantamento realizado na última sexta-feira (8/5).

 

“O percentual mostra a postura de coleguismo e a sinergia entre as sete prefeituras. O Consórcio ABC tem um papel de muita importância nesse processo, pois tem centralizado as informações e contribuído para o planejamento das redes públicas de Saúde”, ressaltou Maranhão.