VOLTAR
  • Política

Prazo para biometria termina nesta quinta em 3 cidades do ABCD

Eleitores de São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande que não se cadastrarem, perderão o título; em Diadema Sto.André, S.Bernardo e Mauá ainda não é obrigatório

  • Cadastramento da biometria será obrigatório já para as próximas eleições de São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
    Foto: Divulgação/TRE
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 18/12/2019
  • Compartilhar:

Eleitores de São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande que não se cadastrarem, perderão o título; em Diadema Sto.André, S.Bernardo e Mauá ainda não é obrigatório

 

biometria

Cadastramento da biometria será obrigatório já para as próximas eleições de São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Foto: Divulgação/TRE

 

O prazo para fazer o cadastramento eleitoral termina nesta quinta-feira (19/12) em três cidades do ABCD: São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Os eleitores que não regularizarem a biometria até esta data terão o título de eleitor cancelado. Além de não conseguir votar nas eleições municipais de 2020, existirão outras restrições, entre elas a emissão de passaporte e empréstimos em instituições financeiras mantidas por governos.

Em São Caetano, há 141.479 eleitores e 105.487 fizeram a biometria, ou seja, um total de 75%. No caso de Ribeirão Pires, há 91.229 eleitores e 65.245 (72%) fizeram o cadastramento. Já em Rio Grande da Serra são 32.245
eleitores e  25.324 (72%) têm o cadastro biométrico.

Nos municípios de Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá o cadastramento ainda não é obrigatório para estas eleições. Apesar disso, quem quiser, pode fazer a biometria.

A biometria pode ser realizada em cartórios eleitorais e nos postos do Poupatempo com serviços eleitorais. É necessário efetuar o agendamento prévio. No caso dos cartórios, o eleitor deve agendar o atendimento pelo site do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral). Se o eleitor optar pelo Poupatempo, tem de acessar o site www.poupatempo.sp.gov.br para realizar o agendamento. É preciso número do título eleitoral.

Números

Na reta final para o cadastramento biométrico em 319 municípios, a Justiça Eleitoral paulista alcançou nesta segunda-feira (16/12) a marca de 7 milhões de biometrias realizadas desde o início do ano. Com esse resultado, o número de eleitores com as digitais coletadas no Estado chega a 66,71%.

A meta estabelecida para o ano de 2019 pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) foi de cadastrar a biometria de 7 milhões e meio de pessoas. Para o cumprimento da meta, o cadastramento tornou-se obrigatório desde o mês de fevereiro deste ano em 479 municípios.

Eleições 2020

Os eleitores dos 479 municípios envolvidos na biometria obrigatória neste ano serão identificados pelas digitais para votar nas Eleições 2020.