VOLTAR
  • Política

Por unanimidade, TRE mantém mandato de dois vereadores de Mauá

Samuel Enfermeiro e Ricardinho da Enfermagem se defendiam em processo sobre supostas candidaturas laranjas nas eleições de 2022

  • TRE mantém no mandato vereadores Samuel e Ricardinho.
    Foto: Reprodução/Bastidor Político
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 07/04/2022
  • Compartilhar:

Samuel Enfermeiro e Ricardinho da Enfermagem se defendiam em processo sobre supostas candidaturas laranjas nas eleições de 2022

samuel enfermeiro e ricardinho da enfermagem

TRE mantém no mandato vereadores Samuel e Ricardinho. Foto: Reprodução/Bastidor Político

Por unanimidade (6 votos a 0), o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) decidiu manter os mandatos dos vereadores Samuel Enfermeiro (PSB) e Ricardinho da Enfermagem (PSB) no processo que envolve possíveis candidaturas de laranjas de mulheres na chapa proporcional do Partido Socialista Brasileiro nas eleições de 2020.

O advogado Renato Ribeiro fez uma primeira sustentação oral do caso ele disse que o processo “tinha provas robustas que merecem a cassação”. O advogado ainda alegou que, além de votação zerada, não houve movimentação financeira. Outra alegação é de que é “preciso combater candidaturas laranjas”.

O advogado da defesa  Leandro Petrin afirmou em plenário que “não houve ocorrência de fraude” e salientou que a candidata que não teve votos na chapa fraturou gravemente o tornozelo durante a campanha, o marido contraiu Covid-19 e passou 14 dias internado. Por isso, ela não foi até o cartório eleitoral para oficializar a desistência.

Outros dois advogados – Marcelo Bonfim e Carlos Eduardo – também usaram a palavra. Um deles afirmou que  “houve manipulação” de uma foto retirada do Facebook da ex-primeira dama da Mauá, Andreia Rios. Houve ainda a argumentação de que os dois vereadores foram eleitos “democraticamente por voto popular” e “não poderiam ser punidos por conta desse fato”.

Primeira instância

Esse foi o segundo julgamento do caso. O juiz eleitoral de Mauá, Marcos Alexandre Santos Ambrogi, já tinha pedido o arquivamento desse processo que investigava candidaturas laranjas envolvendo mulheres na chapa proporcional do PSB nas eleições para vereador em 2020. Processo  semelhante também tramita na Justiça envolvendo Vaguinho do Zaíra (PSD) e Márcio Araújo (PSD).