
O cenário político de Ribeirão Pires ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira, 22 de agosto de 2025. O vice-prefeito Rubão Fernandes anunciou sua saída do partido Republicanos para se filiar ao Solidariedade, em um evento que contou com a presença do presidente nacional da legenda, o deputado federal Paulinho da Força. A filiação, que também marca a pré-candidatura de Rubão para deputado estadual, sugere uma possível divisão dentro do grupo político do prefeito Guto Volpi, já que seu pai, Clóvis Volpi, também é pré-candidato.
A mudança de partido de Rubão Fernandes é vista por Paulinho da Força como um grandereforço para o Solidariedade. Em entrevista, o deputado federal destacou o trabalho do vice-prefeito e a satisfação em tê-lo no partido. “Estamos chegando àeleição, a eleição é no ano que vem. O Rubão Fernandes tem um grande trabalho aqui na região de Ribeirão Pires. Para nós é uma grande satisfação. Primeiro, estar filiando ele aqui hoje no partido. O partido ganha, é o vice-prefeito. E já fizemos um convite aqui para que ele possa ser nosso pré-candidato”,afirmou Paulinho da Força, que ressaltou a importância de Rubão para a representação da região.
Rubão Fernandes, por sua vez, expressou grande alegria em receber o apoio de uma figura nacional como Paulinho da Força. Ele destacou a atuação do deputado federal, que sempre ajuda a população, e afirmou que a entrada do vice-prefeito no Solidariedade é um ganho para a cidade. “É uma alegria muito grande.Hoje o Solidariedade ganha a vice-prefeitura, uma vice-prefeitura para trabalhar com a população de Ribeirão Pires”.
Conflito de pré-candidaturas e a divisão do grupo
Afiliação de Rubão Fernandes ao Solidariedade e seu lançamento como pré-candidato a deputado estadual acontece no mesmo momento em que o pai do prefeito, Clóvis Volpi, também se lança na disputa. Questionado sobre uma possível divisão no grupo, Rubão negou. Ele afirmou que o prefeito Guto Volpi deu a ele liberdade para a pré-candidatura e que a situação não causa conflito, pois cada um tem suas prioridades.
“Euacho que não se divide, porque na verdade, como eu falei, eu nunca vou falar mal o do Guto, porque o Guto é meu parceiro, cada um tem suas prioridades”, disse Rubão. Ele relembrou que sugeriu a Guto Volpi que fosse candidato, mas o prefeito teria dito: “Rubão, eu não quero, pode colocar asua marca”.
Rubão Fernandes explicou que sua decisão foi tomada após não encontrar abertura no Republicanos, seu antigo partido, e que o convite do Solidariedade veio através do Neycar, vereador de Mauá. Ele finalizou a entrevista reforçando que as duas pré-candidaturas (dele e de Clóvis Volpi) podem beneficiar a cidade. “Se ele ganhar, eu ganhar, a cidade vai ter dois [deputados].”
